Nacional Titulo
Rebelião em Bangu termina após 16 horas
Do Diário OnLine
19/01/2004 | 13:37
Compartilhar notícia


A rebelião iniciada às 20h de domingo na Casa de Custódia Bangu C, no complexo penitenciário de Bangu, no Rio de Janeiro, terminou por volta das 12h desta segunda-feira. As oito pessoas que eram mantidas reféns, três agentes penitenciários e cinco policiais militares, foram liberadas sem ferimentos. Antes da recontagem dos presos, para confirmar se não houve nenhuma fuga, os presos entregaram à polícia cinco armas, três tomadas dos reféns.

As negociações foram comandadas pelo subsecretário de Unidades Prisionais, coronel Francisco Spargoli. Segundo ele, os amotinados estavam armados com duas pistolas e mantiveram os reféns presos em uma cela, mas em nenhum momento os mal trataram.

O motim começou após uma tentativa de fuga frustada pela Polícia Militar. Durante as conversas, os detentos reivindicaram garantias de que não sofrerão represálias, melhorias no atendimento médico e na alimentação servida. A casa de custódia tem capacidade para abrigar 500 detentos, mas hoje possui 560.

Um integrante do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Rio chegou a dizer à imprensa que presos de Bangu 3 estariam mantendo contato com os internos da casa de custódia e interferindo nas conversas. A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, por sua vez, negou a informação.

De acordo com o agente, os detidos em Bangu 3 teriam ordenado que os rebelados não se entregassem e requerido o fim das medidas severas impostas na unidade após o motim de 2 de dezembro. Na ocasião, o Rio de Janeiro viveu a mais longa rebelião da história, com duração de quase 75 horas. O agente penitenciário Luís Cláudio Bonfim, 33 anos, foi baleado e morreu.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;