Internacional Titulo
Câmara dos Comuns é evacuada após Blair ser atingido com pó
Por Do Diário OnLine
Com AFP
19/05/2004 | 16:44
Compartilhar notícia


A Câmara dos Comuns foi evacuada e a sessão desta quarta-feira suspensa depois que um pó violeta foi lançado contra as costas do primeiro-ministro britânico, Tony Blair. Dois homens de uma organização de defesa do direito dos pais foram detidos pela polícia para interrogatório. A Scotland Yard não informou a identidade dos detidos, mas revelou que um tem 36 anos e o outro 50.

Um breve momento de pânico tomou conta dos deputados por volta das 12h20 locais (8h20 de Brasília) quando dois homens, militantes pelos direitos dos pais, atiraram camisinhas cheias de farinha roxa em Blair.

O Parlamento determinou a suspensão da sessão. A natureza inofensiva da substância só pôde ser estabelecida com certeza depois de um exame de amostras recolhidas por agentes de segurança em trajes de proteção NBC (nuclear/bacteriológica/química). Tony Blair pretendia voltar ao Parlamento, mas as autoridades queriam antes garantir que o produto não apresentava riscos.

Este incidente levanta novamente o problema da segurança dos edifícios oficiais na Grã-Bretanha, principalmente depois das múltiplas falhas registradas no esquema de proteção da família real.

"Graças a Deus, o incidente não causou uma situação perigosa", declarou o ministro do Interior, David Blunkett. "Teremos de instalar outras medidas, que complicarão os deputados, seus convidados e os membros da Câmara dos Lordes, o que é lamentável", acrescentou.

De fato, trata-se de uma das maiores falhas de todos os tempos em matéria de segurança no Parlamento, onde medidas extremamente rigorosas foram instaladas, principalmente depois dos atentados de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;