Política Titulo
Mulheres preferem Serra e homens Mercadante
Juliana de Sordi Gattone
Do Diário do Grande ABC
15/07/2006 | 07:48
Compartilhar notícia


A intenção de voto não foi o único apontamento da pesquisa Toledo&Associados/Diário para a corrida ao Governo do Estado. Por meio de critérios, foi possível traçar o perfil do eleitor de cada candidato. No caso, de José Serra (PSDB), mulheres, entre 16 e 19 anos e pertencentes à classe A são as mais inclinadas a votar no tucano. O quadro para Aloizio Mercadante (PT) se inverte: homens, entre 50 a 59 anos e de classe B formam a maioria dos eleitores do petista.

Mesmo sendo o preferido entre os eleitores do sexo feminino, o tucano mostrou-se capaz de agradar os dois sexos: 45,9% do feminino e 41,6% do masculino. No quesito idade, a mesma coisa. Embora seja mais lembrado pelos jovens de 16 a 19 anos (59%), o tucano também aparece com votação expressiva (57,4%) na outra extremidade, entre os idosos de 70 anos ou mais. Mas na faixa dos 40 aos 49, Serra apresenta menor adesão (37,6%).

No quesito classe social, uma curiosidade. O tucano apresenta maior votação entre os que têm mais poder aquisitivo (68,8%) e perde votos à medida em que os eleitores ficam mais pobres. Nas classes B, C, D e E, apresenta, respectivamente, 47,8%, 42,1% e 40,7%.

A mesma progressão acontece quando analisado o grau de escolaridade. Os analfabetos são os que menos votam em Serra (33,3%). Em contrapartida, os eleitores que completaram cursos de pós-graduação, mestrado ou doutorado são, indiscutivelmente, os eleitores do tucano (69,2%). Nos demais patamares – que vão desde ensino fundamental até superior completo, Serra manteve-se na faixa dos 40%.

Mercadante tem 26,3% dos eleitores homens e apenas 15,6% de mulheres. Entre os que acabaram de entrar na terceira idade, o petista cativa 22,8% do eleitorado na faixa de 50 a 59 anos. Os que menos votariam nele são os idosos de 70 anos ou mais. Nas demais faixas, o petista mantém o índice de 20%.

Mercadante é o mais escolhido entre os eleitores de classe média (B e C), com 25,4% e 20,6% respectivamente. No entanto, a elite é a que mais rejeita o petista (12,5%), seguida pelas classes D (16,5%) e E (18,5%). Assim, Diadema é o local onde Mercadante consegue mais votos (24,5%), seguido por São Caetano (23,4%). Na lanterna estão Ribeirão Pires (16,7%) e Rio Grande da Serra (5,6%).

Assim como Serra, Mercadante também não é popular entre os analfabetos. O petista tem o menor índice nessa faixa, com 5,6%, e entre os que não completaram o ensino fundamental II (14,2%). A adesão é maior entre os que terminaram o ensino superior (29,6%).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;