Internacional Titulo
Bósnia retoma controle de aeroporto de Sarajevo
Da AFP
01/01/2003 | 18:01
Compartilhar notícia


O aeroporto de Sarajevo voltou nesta quarta-feira ao controle das autoridades civis bósnias depois de ficar durante os últimos dez anos sob o controle das Nações Unidas e em seguida da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Durante o conflito da Bósnia (1992-1995), o aeroporto ficou sob o controle das tropas de paz da ONU, que o converteu em espaço neutro, proibido aos combatentes de ambos campos.

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados utilizava o aeroporto para levar ajuda humanitária à capital bósnia, apesar do ataque da artilharia servo-bósnia.

Após a assinatura dos acordos de paz de Dayton (1995), o aeroporto passou ao controle da Força de Estabilização da Otan na Bósnia.

Em 1996, o aeroporto foi oficialmente aberto ao tráfego aéreo pelo então secretário de Estado americano Warren Christopher.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;