Cultura & Lazer Titulo
Roteiros de leitura completam peças de Nelson Rodrigues
Mauro Fernando
Do Diário do Grande ABC
16/05/2004 | 18:38
Compartilhar notícia


Vestido de Noiva (1943), Álbum de Família (peça censurada em 1946 e liberada em 1965), Senhora dos Afogados (texto de 1947 levado ao palco em 1954 por causa da censura) e Viúva, Porém Honesta (1957). São essas as peças de Nelson Rodrigues (1912-1980) que a Editora Nova Fronteira lança em edições avulsas ao preço de R$ 13 cada.

O dramaturgo pernambucano radicado no Rio escreveu 17 peças. A própria Nova Fronteira tem em catálogo Teatro Completo de Nelson Rodrigues, organizado em quatro volumes pelo crítico Sábato Magaldi. A novidade, portanto, não é o lançamento dos textos, mesmo em edições avulsas.

O que as diferencia de Teatro Completo de Nelson Rodrigues são os roteiros de leitura preparados por Flávio Aguiar, professor da USP. Em linguagem acessível para estudantes e leitores em geral, Aguiar apresenta as peças e as coloca no contexto artístico-político-social da época. Além disso, há sugestões de trabalho e glossário de termos teatrais. E os elencos das montagens originais.

Na apresentação de Vestido de Noiva, por exemplo, Aguiar escreve: “Vestido de Noiva inaugurou o modernismo teatral brasileiro. (...) Nosso teatro permanecia preso à herança que recebera do século XIX: a comédia de costumes, simples, comunicativa, saborosa, porém, como é mesmo próprio do gênero, pouco dada a inovações. (...) A peça desestrutura e reestrutura o cenário tradicional, conduzindo os espectadores por uma verdadeira viagem ao interior da mente e da memória humanas.”

Quem pretende se aprofundar na obra do dramaturgo, entretanto, tem de recorrer a Teatro Completo de Nelson Rodrigues: Magaldi disseca peça por peça. A Nova Fronteira, por sinal, promete recolocar no mercado, neste ano, os quatro volumes que reúnem os 17 textos do autor, acrescentando a eles fotos das montagens e comentários críticos.

Magaldi encontrou três blocos temáticos na obra de Rodrigues: peças míticas, peças psicológicas e tragédias cariocas. Mas, como esses aspectos não aparecem isolados nos textos, cada núcleo temático contém características dos outros – o que dá unidade e coerência à obra de Rodrigues. Álbum de Família e Senhora dos Afogados pertencem à lista das peças míticas. Vestido de Noiva e Viúva, Porém Honesta se alinham junto às peças psicológicas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;