Internacional Titulo
Representante dos EUA espera progressos rápidos na crise nuclear
Da AFP
09/04/2007 | 08:23
Compartilhar notícia


O chefe dos negociadores dos Estados Unidos para a crise nuclear norte-coreana, Christopher Hill, manifestou esperança de que nos próximos dois dias sejam registrados avanços no que diz respeito a uma desnuclearização da Coréia do Norte.

"Tenho a esperança de que nos próximos dois dias possamos realizar progressos que nos permitam avançar na desnuclearização, especialmente no que se refere ao fechamento da instalação nuclear de Yongbyon e ao envio de inspetores à Coréia do Norte", afirmou Hill ao desembarcar em Tóquio, onde inicia uma viagem asiática. "Pensamos em algumas idéias sobre a maneira de avançar, temos algumas idéias sobre como fazê-lo, mas esta tarefa tem se mostrado muito difícil", admitiu.

Washington tenta solucionar a questão dos fundos norte-coreanos congelados, o que obstrui as negociações sobre a questão nuclear. No mês passado, as conversações multilaterais destinadas a convencer Pyongyang a renunciar ao programa nuclear foram suspensas por causa da divergência financeira com os Estados Unidos.

Antes da suspensão, em um acordo negociado com China, Rússia, Japão, Estados Unidos e Coréia do Sul, a Coréia do Norte se comprometera a fechar antes de 13 de abril sua principal instalação nuclear, a usina produtora de plutônio de Yongbyon, em troca de ajuda energética. Depois de Tóquio, Hill viajará a Seul e Pequim.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;