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Veiga diz que nao aceitará desculpas por causa do bug
Por Do Diário do Grande ABC
19/10/1999 | 10:30
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O ministro das Comunicaçoes, Pimenta da Veiga, cobrou nesta terça-feira providências das empresas de telecomunicaçoes para evitar problemas nas linhas telefônicas na virada do ano, por causa do bug do milênio. Pimenta da Veiga alertou para a necessidade de as empresas entrarem em contato com seus fornecedores e prestadores de serviço para garantir a compatibilizaçao dos sistemas de informática.

"Desculpas nao serao aceitas", afirmou o ministro. "Nao podemos aceitar que haja problema num setor como o de telecomunicaçoes, que afeta toda a economia e a vida do País." Os contratos das operadoras com a Agência Nacional de Telecomunicaçoes (Anatel) prevêem multas de até R$ 30 milhoes, caso sejam comprovadas falhas que comprometam a qualidade do serviço.

Mas Pimenta da Veiga nao quis falar em puniçoes. "É preciso verificar que falha tenha ocorrido para poder saber a puniçao", esquivou-se. "Nao quero falar em puniçao, pois nao vai haver falha." De acordo com o Superintendente de Serviços Públicos da Anatel, Edmundo Matarazzo, as empresas ganharam experiência após o caos vivido em julho, em diversas regioes do País, quando milhares de pessoas nao conseguiram completar suas ligaçoes por causa do novo sistema DDD. "A situaçao agora é diferente e mais simples", disse Matarazzo.

Pimenta da Veiga entende que qualquer problema nos sistemas de telefonia na virada do ano será atribuído pela populaçao às companhias de telecomunicaçoes. Daí a necessidade de planejamento e contato, por parte das operadoras, com empresas de setores dos quais dependem, como o de energia elétrica, por exemplo. "Nao adianta depois dizer que funcionou bem e que o vizinho nao", observou Pimenta da Veiga.

Para a Anatel, segundo Matarazzo, o ponto vulnerável das empresas de telefonia é o sistema de cobrança. No teste realizado este ano com as companhias, houve falha no processamento de dados relativos às ligaçoes e um programa precisou ser corrigido.

Se o problema tivesse ocorrido numa situaçao real, clientes teriam recebido a conta telefônica com erros. Além disso, há a necessidade de redobrar a atençao com serviços terceirizados, como o de impressao das contas, por exemplo.

Mas o risco de panes telefônicas existe mesmo que nao haja problema nas linhas. Segundo Matarazzo, isso poderá ocorrer se a maioria da populaçao tentar fazer ligaçoes na virada do ano período em que, normalmente, o número de chamadas cresce cerca de 40%. "Se todo mundo resolver tirar o fone do gancho após a meia-noite, a gente pode ter um problema que nao terá sido causado pelo bug", afirmou Matarazzo.

O bug do milênio - falha que poderá levar os computadores a achar que o ano 2000 é, na verdade, o ano 1900 - nao representa ameaça ao sistema elétrico, afirmou o diretor de Operaçoes do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Carlos Ribeiro. Isso porque, segundo Ribeiro, as precauçoes foram tomadas a tempo e o teste realizado em junho nao detectou nenhum problema.




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