Setecidades Titulo
Partos nos primeiros minutos de 2006
Marco Borba
Do Diário do Grande ABC
02/01/2006 | 08:04
Compartilhar notícia


Crescimento da prole, orçamento cada vez mais curto é igual a revisão do plano familiar. A lógica fez com que os pais de dois bebês nascidos nos primeiros minutos deste ano na maternidade do Centro Hospitalar Municipal de Santo André optassem pela vasectomia – procedimento para contracepção masculina. Além do “desejo” de não ter mais filhos, Isaías Gonçalves Lins e Marco Antonio da Costa têm em comum a idade, 31 anos, e a profissão. Ambos são motoristas. Em geral, os médicos não fazem a cirurgia em homens com menos de 30 anos e que não tenham um filho de cada sexo.

Lins é pai da menina Melissa Bardelli, primeiro bebê nascido este ano na maternidade, à 0h13, com 2,4 kg e 47,5 centímetros. É a segunda filha do casal. A outra menina chama-se Quézia, de 3 anos e meio. “Ainda não conversei com os médicos, mas estou decidido a fazer a vasectomia ainda neste ano. Acho que para o homem é mais simples. A mulher já sofre muito no trabalho de parto”, disse Lins.

O mesmo raciocínio foi usado por Costa. O nascimento do filho Marcos Paulo da Costa se deu por meio de cesariana. “O trabalho de parto foi complicado. Minha esposa (Cláudia Aparecida da Costa, 31 anos) estava internada desde a terça-feira. No próximo dia 6 assistirei a uma palestra. Em seguida, a médica do posto onde foi feito o pré-natal (pronto-socorro do Jardim Irene) dará o encaminhamento para eu fazer a vasectomia. Agora chegou minha vez de contribuir.” Marcos Paulo foi o segundo bebê a nascer este ano no hospital, à 0h57, com 2,6 kg e 47 centímetros.

A família Costa tem outros dois filhos, Ruan, 10 anos, e Rebeca, 7 anos. Marcos Paulo foi primeiro a nascer em Santo André. Rebeca nasceu em São Bernardo e Ruan em São Caetano. “Está na hora de parar, senão daqui a pouco nasce um em Mauá, outro em Ribeirão Pires e por aí vai até fechar o ciclo em cada uma das sete cidades da região”, brincou Costa.

Marco Antonio e Isaías garantem não ter se importado com a “solidão” dos corredores enquanto aguardavam notícias do trabalho de parto das mulheres. “Daqui dava para ouvir os fogos. É algo diferente. O presente demorou um pouquinho, mas veio para abençoar este ano que está começando”, disse o primeiro. Nenhum dos dois, assim como as mulheres, havia vivido antes a experiência de estar em um hospital na passagem do ano.

A mãe de Melissa, Letícia Bardelli Lins, 26 anos, está ansiosa para a apresentar a filha aos demais integrantes da família. “A maioria viajou, mas já está sabendo que ela nasceu.” Ela e a mãe de Marcos Paulo, Cláudia Aparecida, devem receber alta terça à tarde.

Letícia e Cláudia receberam enxoval completo do hospital. O mesmo ocorreria com as mães dos próximos dez bebês nascidos no hospital.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;