Cultura & Lazer Titulo
Garrafa de whisky mais antiga do mundo é leiloada por US$ 28 mil
Das Agências
01/12/2006 | 16:30
Compartilhar notícia


Uma garrafa de whisky considerada por especialistas como a mais antiga do mundo foi leiloada na quarta-feira em Londres por 14.850 libras esterlinas (cerca de US$ 28 mil). Segundo a agência Ansa, a garrafa de Glenavon Liquer Whisky foi vendida na casa de leilões Bonhams para um comprador escocês anônimo.

O whisky, segundo os organizadores, foi engarrafado entre 1851 e 1858, e por isso é considerado o mais maturado do mundo. Para os especialistas, o conteúdo da garrafa pode ser bebido, pois não perde seu sabor, como acontece com o vinho.

A garrafa do Glenavon Special Liqueur Whisky, foi produzida pela destilaria de Glenavon, localizada na região de Ballindalloch, no condado escocês de Banffshire. A garrafa de vidro verde, que estava nas mãos de uma família irlandesa há várias gerações, é pequena para este tipo de bebida, com um peso de apenas 390 gramas.

A destilaria Glenavon foi propriedade de John Smith, filho de George Smith, fundador da destilaria vizinha, Glenlivet. John Smith se uniu à empresa familiar em 1846 e estabeleceu uma pequena destilaria em Delnabo, três anos mais tarde.

O especialista em bebidas alcoólicas da casa de leilões Bonhams, Charles MacLean, declarou que essas duas "poderiam ter sido a mesma destilaria". "O certo é que os Smiths fecharam a fábrica de Delnabo em 1858 e no ano seguinte reorganizaram todas as suas destilarias, incluindo Glenavon/Delnabo, na região de Minmore, onde se encontra a atual Glenlivet Distillery", acrescentou.

Segundo o especialista, "as garrafas aut�nticas de whisky s�o muito raras j� a partir da d�cada de 1870".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;