Política Titulo Entrave
Projeto de Tunico Vieira sofre para sair do discurso
Rogério Santos
do Diário do Grande ABC
19/04/2012 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Um dos primeiros a manifestar o desejo de disputar a Prefeitura de São Bernardo, o vereador Tunico Vieira (PMDB) não tem encontrado apoiadores para seu projeto eleitoral. Faltando pouco mais de um mês para as convenções partidárias, o peemedebista não consegue avançar no diálogo com outros partidos.

Até mesmo o ato político que seria realizado ontem, na sede da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), na Capital, para anúncio de apoiadores ao peemedebista foi cancelado.

Tunico não soube explicar o motivo. Em contrapartida, ele se reuniu com o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, mas não quis comentar detalhes da reunião.

Dentre as legendas comentadas para declarar apoio ao peemedebista estava o DEM - que hoje integra a sustentação ao prefeito Luiz Marinho (PT) -, fato negado pelos integrantes do partido.

"Isso não existe. Embora tenha havido algumas conversas, em nenhuma delas o presidente (do PMDB) Vanderlei (Jueli) esteve presente", disse o vereador e presidente da executiva provisória do DEM, Mauro Miaguti. Já o parlamentar Miranda da Fé sustentou que o DEM seguirá apoiando Marinho. "Eu torço para que ele (Tunico) possa ser o vice do Marinho", sugeriu.

Para Vanderlei Jueli, a dificuldade em conseguir apoiadores não atinge o PMDB, mas as outras siglas da cidade. "Há uma indefinição geral e acredito que o quadro vai continuar assim. As definições partidárias sairão em cima da hora mesmo", projeta o dirigente.

Tunico segue na mesma linha, reiterando que mesmo candidaturas já consolidadas na cidade, como a de Marinho e a do deputado estadual Alex Manente (PPS), ainda não consolidaram o arco de aliados. "É prematuro apontar um direcionamento concreto sobre isso nesse momento. As conversas (com os partidos) estão acontecendo", disse o pré-candidato.

Apoio a Marinho - A indecisão sobre quais siglas estarão ao lado de Tunico Vieria no pleito reforça os comentários de que o PMDB pode abdicar da candidatura própria para apoiar a reeleição do petista. Nos bastidores voltou a ganhar força o comentário de que Tunico pode ser o vice de Marinho.

No sábado, durante a inauguração do CEU (Centro Educacional Unificado) Regina Rocco Casa, a delegação peemedebista esteve no palanque petista, próximo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, fato que desagradou alguns vereadores petistas, que não tiveram o mesmo privilégio.

Tunico já emplacou dobrada eleitoral com o PT em 2004, quando foi vice na chapa do deputado federal Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho. A dupla teve 88.533 votos (22,88% do total), sendo derrotada pelo hoje deputado federal tucano William Dib (na época no PSB), que conquistou 295.487 sufrágios (76,37% dos válidos).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;