Setecidades Titulo
Peso de ônibus causa rachaduras
Roberta Nomura
Especial para o Diário
07/01/2006 | 08:03
Compartilhar notícia


O que era para ser um benefício virou transtorno. Os moradores da rua Rocha Pita, no Jardim da Aclimação, em Santo André, afirmam que depois que a linha AL 119, da Viação São José, começou a passar pela via, o asfalto apresentou desgaste e as residências sofrem com infiltrações. A população local diz que técnicos da Prefeitura fizeram vistoria no dia 19 de dezembro, mas que não apresentaram prazos para solucionar o problema.

“Uma coisa é boa e ruim ao mesmo tempo. É ótimo ter ônibus passando bem perto de casa, mas a rua não comporta o peso e fica toda esburacada”, explica o desempregado Antonio Donizeti Rodella, 49 anos. Como o problema afeta sua casa há mais de dois anos, o motorista Roberto Carlos Montovani, 38 anos, decidiu entrar em contato com o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André). A autarquia esclarece que após solicitação, um técnico compareceu ao local no dia 16 de dezembro e nenhum vazamento de esgoto foi encontrado. Na mesma ocasião, foi detectada umidade, que ocorre apenas em dias de chuva, e a pendência foi encaminhada para a Prefeitura.

Além da casa do motorista, as paredes da sala de jantar de sua vizinha e tia, Olinda Aparecida Montovani, 47 anos, também está deteriorada em decorrência da umidade. “Precisava impedir a passagem de veículos muito pesados, como ônibus e caminhões. Antes não tínhamos estes problemas”, afirma. Na residência ao lado, a empregada doméstica Rosa Maria Pinto, 31, convive com rachaduras nas paredes da sala e do quarto e tremores constantes. “Quando passa ônibus aqui chacoalha tudo”, diz.

A Prefeitura informou que a EPT (Empresa Pública de Transportes) recebeu a reclamação há cerca de um mês, mas técnicos descartam a possibilidade de mudar o itinerário da linha, já que as ruas próximas são estreitas. A administração explica ainda que o processo continua em trâmite e técnicos do Departamento de Vias Públicas irão ao local para analisar a condição viária. Com o laudo técnico será possível detectar as causas reais das rachaduras e infiltrações das casas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;