Cultura & Lazer Titulo
Último dia para conferir mostra ‘Aldemir Martins’
Everaldo Fioravante
Do Diário do Grande ABC
19/01/2003 | 18:58
Compartilhar notícia


As celebrações dos 80 anos de vida e 20 anos de atividades do artista plástico cearense Aldemir Martins no Museu Barão de Mauá terminam nesta segunda com o último dia da mostra 80+20=100%, na qual estão todas as cores tropicais com as quais Aldemir revela o Brasil.

Na exposição com entrada franca estão representados sobretudo dois dos temas preferidos do artista: os animais e as frutas. Caranguejo, peixes e pássaros figuram junto a tamarindos e bananas. É o Brasil como ele é.

Essa mostra é uma das melhores realizadas no Grande ABC nos últimos anos. Não apenas pelo nome de Aldemir, mas por diversos outros fatores, como a boa organização, o espaço expositivo (uma casa colonial do século XVIII), a qualidade técnica das composições e a preocupação com o didatismo.

São cerca de 40 obras, todas da coleção do mestre impressor Roberto Gyarfi, o Alemão, que mantém ateliê em Santo André.

Os trabalhos em exibição são sobretudo litogravuras (gravuras realizadas a partir de matrizes de pedra), criadas desde os anos 80 e cuja responsabilidade pela impressão foi de Gyarfi. Há ainda três pinturas e um álbum de serigrafias.

O visitante tem também a oportunidade de conhecer os estágios de elaboração de uma litogravura colorida. Para isso há uma prensa alemã do século XIX e uma pedra litográfica.

A realização de 80+20=100% marcou a estréia da página eletrônica do museu: www.maua.sp.gov.br/museu.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;