Automóveis Titulo
Beleza e espaço ficam no empate
Por Marcelo Monegato
Do Diário do Grande ABC
20/02/2008 | 07:07
Compartilhar notícia


Um é bonito, cativa logo na primeira troca de olhares e parece ter sido projetado para arrebatar corações. O outro é espaçoso, conquista após a primeira entrada e aparentar ter sido idealizado para encantar os racionais. Assim podem ser definidos o novo Fiat Siena ELX 1.0 Flex e o Renault Logan Expression 1.0 16V Hi-Flex.

 
Reestilizado, o sedã compacto da montadora de origem italiana tem no design sua grande virtude. Bonito? Sim, principalmente pelos novos desenhos das lanternas. Diferentes da do Palio – hatch inspirador –, as dianteiras são mais arredondas e harmoniosas. Já as traseiras são finas e compridas, semelhante às utilizadas em alguns modelos da Alfa Romeo.
 
A Fiat também acertou nos longos frisos laterais prateados, que deixaram o Siena mais elegante e encorpado, com pinta de sedã médio.
 
O Logan, por sua vez, tem no desenho “rústico” seu ponto fraco. Não que seja feio, mas o exagero das suas linhas retas deixam o modelo produzido em São José dos Pinhas (PR) arcaico, remetendo aos veículos fabricados no leste europeu durante o período da Guerra Fria.
 
No entanto, quando o assunto é espaço, o Logan "atropela" a concorrência. Com 2,63 metros de distância no entreeixos e 1,53 metro de altura, o Renault é generoso para os grandalhões que ocupam o banco traseiro.
 
Neste quesito, o Siena não chega a decepcionar – longe disso. O Fiat também é confortável, mas possui dimensões ligeiramente mais acanhadas em relação ao Renault.
Vai viajar com a família e precisa de um porta-malas grande? Então não se preocupe.
 
Tanto Logan, quanto Siena, têm porta-malas para dar, vender e emprestar. No Renault, a capacidade é de 510 litros – maior do que muito sedã médio. Já no Fiat o volume é dez litros menor.
 
Desempenho - Com relação ao desempenho, os dois modelos avaliados pelo Diário se equivalem. O motor 1.0 8V Flex do Siena produz, com álcool, 75 cv de potência a 6.250 rpm e torque de 9,9 mkgf a 4.500 rpm, enquanto o Hi-Flex 1.0 16V do Logan desenvolve, também com álcool, 77 cv a 5.850 e torque de 10,1 mkgf a 4.350 rpm.
 

A única diferença está nas altas e baixas rotações. Em baixa, o propulsor da Fiat é mais voluntarioso. Já nas altas, o Renault mostrou-se esperto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;