Esportes Titulo
Secretário ignora eliminação da Copa
Marco Borba
do Diário do Grande ABC
16/08/2011 | 07:24
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


O secretário de Esportes e Turismo de São Caetano, Gilberto Costa, desconhece a informação de que a cidade teria sido tirada da lista de candidatas a subsede da Copa de 2014 por não cumprir prazo de entrega de documentação exigida pelo comitê organizador, conforme antecipou o ministro do Esporte, Orlando Silva, no sábado. Admitiu, porém, que se não foi aprovada é porque de fato a cidade não dispõe de rede hoteleira compatível com o exigido. Ele defendeu a união regional para que o Grande ABC não fique de fora da festa.

Segundo Gilberto Costa, São Caetano entregou toda a documentação exigida nos prazos corretos. "Não perdemos prazo. Não temos problema algum com data, e sim hoteleiro. Não possuimos a rede que eles exigem. Se houve a desclassificação, foi por esse critério."

O Comitê Organizador da Copa, em São Paulo, não deu detalhes sobre a exclusão de São Caetano da primeira etapa de seleção. Informou, porém, que mesmo que a cidade não tenha atendido a algum pré-requisito, terá a oportunidade de se candidatar novamente, desde que contemple exigências mínimas, entre elas boa infraestrutura de transportes e rede hoteleira.

As cidades ainda terão três oportunidades, segundo o comitê, para se inscreverem. A segunda janela de inscrições foi aberta na semana passada e se estende até 16 de setembro. As outras duas serão iniciadas no primeiro e no segundo semestres de 2012.

Costa defendeu uma candidatura única das cidades da região. "Os municípios são colados, cada um tem sua estrutura e acho que se eles se integrassem poderíamos atender a todas as exigências e fazer bonito na Copa", declarou.

Em relação ao Estádio Anacleto Campanella, que já passou por minirreforma em 2009, Gilberto Costa disse que ainda não protocolou pedido de ajuda do Ministério do Esporte para o prosseguimento das obras porque o projeto com essa finalidade está em fase de conclusão.

"Temos até o dia 15 de setembro para entregar se quisermos a liberação de recursos para este ano. O projeto fica pronto na quinta-feira. Vou apresentá-lo ao prefeito (José Auricchio Júnior, PTB) e depois encaminharemos ao ministério."

 

Santo André vai fazer a lição de casa para atender às exigências

Se São Caetano se apega à esperança para seguir no páreo e ser subsede da Copa do Mundo de 2014, a vizinha Santo André mostra-se mais confiante e segue firme atendendo às exigências do Comitê Local. As palavras do secretário de Cultura, Esportes, Lazer e Turismo, Edson Salvo Melo, mostram tal sentimento e anseio para que dê tudo certo em favor da cidade.

"Estamos fazendo a lição de casa. Cumprimos todas as etapas exigidas pelo comitê e a conclusão das obras do (Estádio) Bruno Daniel será muito importante para nós. Dedicaremos quanto for preciso para que Santo André seja uma das possíveis escolhas", disse o secretário.

Segundo ele, existem diversos fatores que deixam Santo André com grandes possibilidades de escolha. "A proximidade com São Paulo e a logística são favoráveis. Temos rodovias próximas, ligação rápida para aeroportos, malha hoteleira, espaços esportivos... E tudo isso não só para a Copa, como para a Olimpíada (Rio 2016) passamos pelo mesmo processo. Nos inscrevemos como cidade para aclimatação aos atletas."

A decisão final será das próprias federações e confederações dos países que disputarão as competições. Até lá, o secretário espera cumprir com tudo o que está previsto. "As seleções que escolhem. Vamos fazer nossa parte para ser uma cidade atrativa. No decorrer dos anos, desde as gestões passadas, a cidade vem se adequando. Além disso, tem tradição esportiva e vai poder oferecer tudo isso tanto para as delegações quanto para as seleções", concluiu Melo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;