Internacional Titulo
Ex-chefe dos inspetores diz que guerra é pior do que Saddam
Por Da AFP
06/04/2004 | 08:34
Compartilhar notícia


O sueco Hans Blix, ex-chefe dos inspetores da ONU no Iraque, avaliou que a guerra no Iraque e suas conseqüências são um mal pior para a população do país do que a ditadura de Saddam Hussein. A declaração foi publicada nesta terça-feira pelo jornal dinamarquês Jyllands-Posten.

“É positivo que Saddam e seu regime sanguinário não estejam mais no poder. Entretanto, quando se faz o cálculo, os efeitos negativos pesam mais, no que se refere aos numerosos mortos durante a guerra — americanos e principalmente iraquianos —, que continuam morrendo devido ao terrorismo que a guerra alimentou”, disse.

“O prestígio dos governos ocidentais e a autoridade das Nações Unidas sofreram neste conflito”, ressaltou Blix. “Se a guerra libertou os iraquianos de Saddam, o preço tem sido muito alto”.

“Bush (George W.) declarou que esta guerra fazia parte do combate dos americanos contra o terrorismo. Mas em lugar de limitá-lo, a guerra gerou mais terrorismo”, avaliou. O antigo chefe dos inspetores da ONU acha que muitos iraquianos desejariam hoje a calma e a estabilidade existentes no tempo de Saddam Hussein, apesar de tudo.

“Deve-se perguntar aos iraquianos o que preferem: querem hoje Saddam de volta ao poder em lugar de sofrerem o terrorismo atual? Infelizmente, acho que a resposta seria sim, pois o ambiente era bem mais tranqüilo e estável sob Saddam”, acrescentou.

Comentando uma última pesquisa que mostra uma ampla maioria de iraquianos felizes por terem sido libertados do ex-presidente, Blix afirmou que a pesquisa pode ter sido “montada”. “Os iraquianos não têm mais opção, pois Saddam Hussein jamais voltará ao poder. A pergunta é: será que estão mais felizes com os americanos? A resposta é claro que não, qualquer um pode perceber isso, sem precisar de nenhuma pesquisa”.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;