Cultura & Lazer Titulo
De volta para a Itália
Por Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
17/05/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


O fim de uma novela sempre deixa os espectadores tristes com o espaço deixado pela atração. Mas logo se encontram presos diariamente a um outro folhetim. Os dramas de Viver a Vida deixam a grade da Globo para abrir caminho para a chegada de Passione, a nova novela das nove da emissora.

Escrita por Silvio de Abreu, autor de atrações como Belíssima (2005) e As Filhas da Mãe (2001), a história tem como cenário Roma e a região da Toscana, na Itália. Um dos destaques dos primeiros episódios são os belos cenários gravados na Europa. Florença, Siena e San Galgano foram alguns dos locais escolhidos para a produção para retratar as paisagens vistas diariamente por Totó e sua família.

Além disso, foi necessária a construção da fictícia cidade Laurenza-in-Chianti, caracterizada por um estilo rústico e charmoso. É no local que vive a família Mattoli, comandada pelo patriarca viúvo Antonio (Tony Ramos), mais conhecido como Totó. O destino liga seu caminho com o de Bete Gouveia (Fernanda Montenegro), chefe de uma rica família paulistana .

À beira da morte, o marido Eugênio (Mauro Mendonça) lhe confessa que seu primogênito não morreu no parto como pensava. Ele está vivo e vive na Itália. As dúvidas e curiosidades causadas pela revelação guardada há 50 anos fazem com que Bete tenha de tomar importantes decisões na sua vida.

A procura do novo herdeiro da Metalúrgica Gouveia irá mexer diretamente com os destinos das duas família, tanto a da matriarca quando a de Totó. Quem deseja se aproveitar do fato é Clara (Mariana Ximenes), enfermeira de Eugênio e que ouviu toda a história. Ao lado do namorado Fred (Reynaldo Gianecchini), ela quer dar um grande golpe em Bete. O objetivo é se aproveitar da ingenuidade e bondade de Totó para lhe roubar todo o dinheiro que é seu de direito.

Em paralelo ao principal drama de Silvio de Abreu, correm diversas outras histórias em Passione. Uma delas gira em torno de Gerson Gouveia (Marcello Anthony), filho de Bete e corredor de Stock Car.

O estilo descompromissado com a vida faz com que esteja sempre acompanhado dos sobrinhos mais jovens Danilo (Cauã Reymond) e Sinval (Kayky Britto). A aproximação entre eles causa inveja em Saulo (Werner Schunemann), irmão de Gerson e que gostaria de contar com a admiração dos filhos.

O elenco ainda conta com outros respeitados e populares atores da teledramaturgia nacional. Misturando profissionais antigos com representantes da nova geração, a lista traz nomes como Cleyde Yáconis, Rodrigo Lombardi, Carolina Dieckmann, Vera Holtz, Aracy Balabanian, Daniel de Oliveira, Bruno Gagliasso, Francisco Cuoco e Leandra Leal, entre outros.

As famílias italianas já foram exploradas - com sucesso - em outras novelas, principalmente em relação a épocas mais antigas. Resta saber se o autor trará uma trama interessante que misture tradição com atualidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;