Economia Titulo
PDL japonês apresentará pacote para estabilizar iene, euro e dólar
Por Do Diário do Grande ABC
08/01/1999 | 11:09
Compartilhar notícia


O Partido Democrático Liberal (PDL), no governo do Japao, pretende apresentar um pacote de medidas para estabilizar o iene, o dólar e o euro, anunciou nesta sexta a assessoria econômica do premier Keizo Obuchi. Segundo o chefe do comitê de internacionalizaçao do iene, Ichizo Ohara, os estudos prevêem a criaçao de uma área de atuaçao comum, propostas de reforma do Fundo Monetário Internacional (FMI) e restriçoes à atuaçao dos fundos de hedge.

Nos seis últimos meses, o iene registrou alta de mais de 25% frente ao dólar, sendo recentemente comercializado a 111,29 dólares. Para as exportaçoes - motor propulsor da economia japonesa - isso é negativo, porque encarece os produtos no exterior, inibindo a demanda. Mas a proposta de estabilizaçao monetária é atraente também para os Estados Unidos, especialmente depois do lançamento do euro, que ao começar a circular em 4 de janeiro avançou a 1,1837 dólar contra sua cotaçao inicial de 1,16675 dólar.

``Com o euro, o dinheiro japonês e asiático vai migrar para a Europa', afirmou Ohara. ``Existe o risco de fuga de capital dos mercados financeiros dos Estados Unidos. Por isso, cada país deveria buscar maneiras para estabilizar as moedas', concluiu.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;