Cultura & Lazer Titulo
Cidade televisionada
Por Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
19/09/2011 | 07:00
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


A televisão brasileira comemorou seis décadas de atividade no ano passado, mas as festividades continuam nesta temporada. Para celebrar momentos históricos e personagens emblemáticos da telinha, abre nesta segunda, em São Bernardo, a Cidade da TV Brasileira. O espaço temático contará com cerimônia a partir das 19h com diversos convidados. O público pode visitar a partir dessa terça-feira.

O prédio é complemento das já tradicionais atrações da Cidade da Criança, no Jardim do Mar. Além de apresentar ao público infantil a história da TV nacional, a exposição permanente surge como opção para os mais velhos relembrarem fatos, programas e figuras que marcaram sua relação com o principal meio de comunicação do século 20.

Mais de 3.000 itens estarão espalhados pelos dois andares do local e seus 30 ambientes distintos. Grande parte do acervo pertence à Pró-TV, associação dos pioneiros, profissionais e incentivadores da televisão brasileira, presidida pela veterana atriz Vida Alves. Algumas outras atrações foram cedidas por emissoras de diferentes partes do País.

 "A TV é uma máquina de ilusão, de fantasia. Acho que o telespectador procura acompanhar a programação para aliviar as tensões da vida normal. A Cidade surge justamente para celebrar isso", explica Luiz Francfort, responsável pelo projeto. "Sempre as autoridades prometeram ceder um espaço para que a associação pudesse montar esse tipo de mostra e nunca saiu nada. A Vida Alves recolheu em sua casa todo um acervo que poderia ter sido perdido. A partir de agora temos um local especial para promover essa história."

A visita leva os visitantes por uma grande viagem no tempo. Banners espalhados pelo saguão de entrada homenageiam novelas (casos de "A Escrava Isaura", "Pantanal","Éramos Seis" e "O Direito de Nascer", primeira a alcançar grande sucesso nacional na década de 1960), comunicadores (como Chacrinha, Flávio Cavalcanti e Silvio Santos), apresentadores de programas esportivos, musicais, infantis e jornalísticos. Cartazes ilustram a história da comunicação antes da telinhas surgir por aqui nos anos 1950, a saga de Assis Chateaubriand em trazer a novidade e a preparação para a primeira transmissão.

Exemplares de diversos tipos de aparelhos de rádios e televisões estão no local, assim como antigas câmeras, que estão sendo reformadas para voltar a funcionar. Fotos históricas e figurinos originais utilizados em programas complementam os ambientes cuidadosamente iluminados e que chegam a brincar com a passagem das imagens em preto e branco para as coloridas. Até mesmo a imagem da primeira pegada do homem da Lua, em 1969, vinda direta da Nasa, nos Estados Unidos, estará na mostra para representar um das maiores audiências já tidas.

Mas a Cidade da TV Brasileira promete ir além do que um simples e tradicional espaço para exposições. Os principais atrativos para o público serão a tecnologia e computação a serem implantadas durante o trajeto pelo prédio. Projetos alemães foram adquiridos especialmente para o local e contam com projeções holográficas e telas sensoriais, com algo muito próximo do que se pode conferir no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo. "Dessa porta em diante iremos entrar no futuro de uma vez", brinca Francfort durante visita as instalações. "Temos coisas aqui que ninguém no Brasil chegou a ver. A televisão holográfica talvez pareça algo utópico, com uma pessoa em tamanho natural e em cores surgindo no meio da sala, mas ela existe e iremos mostrar."

A ideia é que parte do acervo seja mudado a cada seis meses, para que o público se renove a cada período. Em um segundo momento, o espaço prepara a montagem de uma estação de televisão típica da década de 1950 que será aberta para todos ‘fuçarem' e se passarem por locutores, câmeras e editores. Após fazer parte dessa trajetória de mais de 60 anos, uma das grandes paixões nacionais agora conta com sua moradia oficial.

Cidade da TV Brasileira Museu Abre nesta terça ao público. Na Cidade da Criança - Rua Tasman, 301, São Bernardo. Tel.: 4330-6998. Ter. a domingo (incluindo feriados), das 9h às 17h. Ingr.: R$ 6 e R$ 3 (com carteirinha do munícipe).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;