Cultura & Lazer Titulo
Globo exibe 'Viva São João!', de Andrucha Waddington
Por Gislaine Gutierre
Do Diário do Grande ABC
19/06/2003 | 18:32
Compartilhar notícia


O horário não é dos melhores, mas quem permanecer acordado e bem disposto após o Programa do Jô poderá conferir, na Globo, o documentário Viva São João!, dirigido por Andrucha Waddington e com participação do ministro da Cultura, Gilberto Gil, que no filme apresenta e atua. O especial deve ir ao ar à 1h40 de sexta-feira para sábado.

Viva São João! é um road movie musical, realizado em 15 dias de filmagem. Foi tempo suficiente para a equipe percorrer 19 localidades de Pernambuco, Bahia, Ceará, Paraíba e Sergipe, além do Rio.

Waddington e Gil aproveitaram a turnê do cantor, que divulgava o disco São João Vivo – um tributo a Luiz Gonzaga – para captar imagens das festas juninas de cada uma das cidades pelas quais passaram.

O olhar é mais sentimental que documental. Gil vai, por exemplo, à pequena cidade de Exu, onde nasceu o rei do baião, Luiz Gonzaga. Em companhia da irmã dele, Chiquinha, visita a casa dos Gonzaga, lembra histórias da infância e, sobretudo, canta. “A música no filme canta e conta a vida do nordestino. Ela é um dos elementos essenciais para narrar essa festa”, disse Waddington, por intermédio da Rede Globo.

Não há, portanto, uma linha cronológica para conduzir a narrativa. É a música que vai alinhavando as situações. Uma realidade riquíssima, captada em meio às procissões, no movimento das quadrilhas em chão de terra e nas mais rústicas celebrações dedicadas ao santo citado no título.

Pessoas comuns desses povoados têm voz. São eles que, em vários momentos, contam sobre suas tradições e desvendam a realidade. Dona Luzia, do Junco do Salitre, é uma delas. Mulher forte, que cuida de tudo sozinha, mas que não abre mão de divertir-se nas festas de São João, ela serviu de inspiração para Regina Casé construir seu personagem em Eu Tu Eles.

O documentário ainda conta com participações especiais de Dominguinhos, Marinês, Sivuca, Alceu Valença e Targino Gondim no Nordeste, além de Margareth Menezes, Elba Ramalho e Alexandre Pires, no Rio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;