Internacional Titulo
Descoberto etileno na atmosfera de Netuno
Do Diário do Grande ABC
20/10/1999 | 12:47
Compartilhar notícia


Cientistas europeus e norte-americanos descobriram etileno na atmosfera de Netuno graças ao satélite europeu ISO (Infrared Space Observatory), anunciou nesta quarta-feira o Instituto Nacional francês de Ciências do Universo (INSU).

O informe desta observaçao, realizada por astrônomos do Observatório de (Departamento de Pesquisas Espaciais/DESPA), da Agência Espacial Européia (ESA), da Agência Espacial Norte-americana (NASA) e Universidade Ann Arbor (Califórnia), sob responsabilidade de Bernhard Schulz, do centro de ESA, em Vilpa (Espanha), será publicado este mês na revista européia especializada ``Astronomy and Astrophysics'.

O etileno (C2H4) se acrescenta, dessa forma, à lista de moléculas hidrocarbonadas detectadas pelo ISO na atmosfera de alguns planetas gigantes: C3H4 (metilacetileno), C4H2 u CH3 (metilo) em Saturno, CH3 em Netuno.  Graças a essa detecçao, as moléculas em questao permitem a elaboraçao de modelos de atmosferas planetárias baseadas em reaçoes fotoquímicas a partir do metano (CH4), o que conduz à formaçao de inúmeras moléculas hidrocarbonadas como o acetileno (C2H2) e o etano (C2H6), já observadas.

A existência de etileno dentro da atmosfera de Netuno era previsível, mas até agora jamais havia sido detectada, com exceçao em algumas regioes de Júpiter.

Para sua observaçao, efetuada em 8 de maio de 1997, os astrônomos utilizaram um dos instrumetnos do satélite da ESA, ISOPHOT (fotômetro do ISO, que compreende também um espectrômetro, PHT-S).

Segundo os cálculos efetuados mediante esses instrumentos, o etileno está presente em razao de 170 bilhoes de moléculas por centímetro quadrado, cifra que corresponde perfeitamente aos dados elaborados a partir dos modelos.

O etileno teria se formado na estratosfera de Netuno em condiçoes de pressao compreendidas entre 3 e 0,3 microbares.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;