Cultura & Lazer Titulo
EUA elegem 'A Vida é Bela' o melhor filme estrangeiro
Do Diário do Grande ABC
19/01/2000 | 09:48
Compartilhar notícia


``A vida é bela', vencedor do último Oscar de melhor filme estrangeiro, liderou a lista dos cem melhores filmes de língua nao-inglesa de todos os tempos, segundo os resultados de uma pesquisa popular realizada pela cadeia de cinemas americana Landmark. O filme brasileiro 'Central do Brasil', de Walter Salles, aparece em 14º lugar.

Atrás do filme de Roberto Benigni sobre o Holocausto, ficaram outros dois filmes italianos, ``Cinema Paradiso', de Giuseppe Tornatore, e ``O carteiro e o poeta', de Michael Radford, seguidos de ``Como água para chocolate', do mexicano Alfonso Arau.

A França, com 37 títulos, foi o país mais representado na lista elaborada baseando-se nos votos de 35 mil cinéfilos, apesar do filme melhor posicionado, ``La Femme Nikita', de Luc Besson, aparecer apenas no 11º lugar.

Entre os filmes latino-americanos, além de ``Como água para chocolate', aparecem na lista o argentino ``Tango' (94º), de Carlos Saura, que é citado de novo com ``Carmen' (81º).

A Espanha está representada, além disso, por dois filmes de Pedro Almodóvar, ``Mulheres à beira de um ataque de nervos' (36º) e ``Atame' (73º), assim como por Fernando Trueba e seu ``Belle Epoque' (67º).

Os dez primeiros lugares:

1. ``A vida é bela' - Itália
2. ``Cinema Paradiso' - Itália
3. ``O carteiro e o poeta' - Itália
4. ``Como água para chocolate' - México
5. ``Das Boot' (O submarino) - Alemanha
6. ``A festa de Babette' - Dinamarca
7. ``Os deuses devem estar loucos' - Bostwana
8. ``Os sete samurais' - Japao
9. ``Shall We Dance?' - Japao
10. ``Ladrao de bicicletas' - Itália




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;