Esportes Titulo
Escolares começam com festa em São Caetano
Anderson Fattori
do Diário do Grande ABC
04/06/2011 | 07:22
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Exceto raras exceções, os Jogos Escolares dão aos jovens os primeiros contatos com o esporte competitivo. São nas competições amadoras que talentos precoces se revelam, que paixão por determinada modalidade aflora e o estudante acaba descobrindo aptidões. Com esse propósito, São Caetano proporcionou ontem festa grandiosa no Ginásio Milton Feijão para abrir a 28ª edição da disputa. Pais e alunos compareceram em peso e foram prestigiados por atletas de renome do esporte.

Estiveram no local as atletas da Seleção Brasileira de Basquete - que treinam em São Caetano de olho no Pré-Olímpico e nos Jogos Pan-Americanos -, os jogadores de futsal do Corinthinas/São Caetano e o ex-craque Biro Biro. Centenas de alunos aguardavam nas arquibancadas enquanto protocolos eram cumpridos. Em seguida, os 41 colégios (particulares e públicos) foram perfilados na quadra.

Como de costume, o ponto alto foi o acendimento da pira. A missão coube ao maratonista Marilson Gomes dos Santos, tricampeão da São Silvestre e vencedor da Maratona de Nova York. "Foi emocionante. Lembrei da minha infância, quando disputava os Jogos Escolares em Brasília. Lembro de como era importante para mim aquele momento", comentou o maratonista.

Há 18 anos morando no Grande ABC, essa foi a primeira vez que Marílson foi convidado a participar da cerimônia de abertura dos Jogos Escolares. "É gratificante. Encaro como reconhecimento pela minha trajetória. Sei que sou espelho para esses alunos e espero poder continuar dando orgulho a todos", ressaltou.

O prefeito José Auricchio Junior (PTB) e o secretário de Esportes e Turismo, Gilberto Costa, também participaram, ao lado de outras autoridades.

Mas quem chamou a atenção foi o ex-jogador do Corinthians Biro Biro. Ele distribuiu autógrafos e posou para fotos. "Com a violência que estamos vivendo, apoiar o esporte é uma ótima ideia. Desejo boa sorte aos alunos", declarou.

Neste ano os Jogos Escolares foram divididos em duas fases. A primeira começa segunda-feira, com disputas individuais, e termina dia 17. Depois, em agosto, serão realizados os esportes coletivos. No total, 4.000 alunos entre 7 e 18 anos participam.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;