Cultura & Lazer Titulo
Tim Burton é tema de ciclo
Luciane Mediato
Especial para o Diário
12/01/2011 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Os filmes do cineasta norte-americano Tim Burton serão exibidos gratuitamente em São Caetano, a partir de hoje, às 20h, na Estação Jovem (Rua Serafim Constantino, piso superior do módulo 2 do Terminal Rodoviário Nicolau Delic). Burton, que é reconhecido mundialmente por conseguir colocar em suas obras tragédia, bom humor e utilizar uma estética única que está mais no campo da imaginação do que o da realidade, será homenageado na 'Sessão Pipoca'. A mostra conta com três grandes sucessos do roteirista e diretor: 'Edward Mãos de Tesoura' (1990), 'Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas' (2003) e 'Alice no País das Maravilhas' (2010). Todas as sessões serão apresentadas sempre no mesmo horário.

Edward Mãos de Tesoura, que irá abrir o evento nesta noite, completou no ano passado 20 anos e foi o primeiro grande sucesso de Burton, além do primeiro trabalho do diretor com o ator Johnny Depp. O filme recebeu indicações e premiações: uma ao Oscar por melhor maquiagem e outra ao Globo de Ouro na categoria melhor ator de comédia ou musical para Depp.
 
O longa-metragem conta a história do solitário e excêntrico Edward, um jovem que mora sozinho em castelo no topo de uma montanha e que, na verdade, foi criado por um inventor que morreu antes de lhe dar mãos. No lugar dos dedos, possui tesouras.
 
Já no dia 19 estará em cartaz 'Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas'. O filme, um dos raros em que Depp não é o protagonista, é baseado na história do livro 'Big Fish' de Daniel Wallace, que relata a vida do contador de histórias Ed Bloom (vivido na juventude por Ewan McGregor e na maturidade por Albert Finney). Quando jovem, saiu de sua cidade natal, no Alabama, para realizar uma volta ao mundo. A distração preferida de Ed na velhice é contar sobre as aventuras que viveu, misturando realidade com imaginação, além de transmitir reflexões sobre a vida. Apesar de não acreditar em tudo o que diz, Ed se importa mesmo é com a maneira como as coisas são contadas. As histórias encantam a todos que as ouvem, com exceção de seu filho, Will.
 
'Alice no País das Maravilhas' é a obra mais recente de Burton, lançada em 2010, e fecha a homenagem ao diretor no dia 26. O filme está concorrendo a três categorias do Globo de Ouro de 2011, como melhor filme musical ou comédia, melhor trilha sonora original e melhor ator em musical ou comédia para Johnny Depp. O longa-metragem é uma releitura do clássico 'Alice no País das Maravilhas', escrito por Lewis Carroll em 1865. A história do filme se passa 13 anos após a original, com Alice aos 19 anos em uma festa da nobreza em Oxford, onde vive, até que descobre que está prestes a se casar.
 
A versão de Burton para 'Alice' tem um olhar original e inusitado. Em vez de simplesmente transpor para a tela os livros de Carroll e seus personagens, o cineasta cria uma Alice adulta e desenvolve uma realidade paralela para escapar do mundo real no qual ela vive.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;