Setecidades Titulo Depois da ventania
Ataque de abelhas mata cadela, galo e 6 galinhas
Por Cadu Proieti
Do Diário do Grande ABC
17/01/2012 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Após os fortes ventos que passaram pela região na tarde de sábado, enxame de abelhas invadiu residência na Rua das Palmeiras, 300, bairro Jardim, em Santo André, por volta das 14h30. Os insetos picaram animais de estimação que estavam no quintal de Maria de Lourdes Barbé, dona da casa. O ataque resultou na morte de seis galinhas, um galo e uma cadela, que era o xodó da proprietária. Até o fechamento desta edição não havia informações sobre a origem dos insetos, já que a colmeia não foi encontrada.

Maria de Lourdes mora ao lado de um berçário e está preocupada com outros possíveis ataques. "Estou querendo saber de onde vieram para alertar as autoridades. Isso precisa ser mostrado. Caso apareçam novamente, crianças podem ser atacadas e uma catástrofe, acontecer", aponta. "Minha casa permanece fechada porque estou com medo de abrir as janelas e elas voltarem. Meu marido tem dificuldades para andar e, se vierem atacar, ele não terá como correr", teme a moradora.

No momento da invasão, Maria de Lourdes não estava em casa, mas Leocádia da Cruz Martins, que mora no mesmo terreno, presenciou a cena. "Vi algumas, mas, de repente, quando olhei para trás, apareceu um monte. Até parecia uma nuvem de abelhas. Consegui correr, e mesmo assim levei algumas picadas na cabeça e no pescoço", relata.

Leocádia ainda tentou salvar os animais, porém, não obteve sucesso. "Entrei em casa, acendi algumas tochas para tentar espantar os insetos, mas já era tarde. A cadela já estava totalmente coberta pelos insetos", disse. "Fiquei desesperada, mas infelizmente não pude fazer nada. Se fico lá, também seria atacada. Se me picassem como fizeram com a cadela, teria desmaiado na hora. Era ela ou eu. Não tive escolha."

Dos animais que viviam no quintal da casa, sobreviveram apenas um galo e uma galinha, que ainda apresenta muitos ferimentos.

Logo após o ataque, Maria de Lourdes acionou a Defesa Civil. Ninguém apareceu. Também ignoraram a ocorrência, segundo ela, o Semasa, o Corpo de Bombeiros e o Centro de Controle de Zoonoses. "Foi um descaso total. Um jogava a responsabilidade para o outro. Estou até agora esperando."

Para apicultor, colmeia está perto do local

Para o apicultor (especialista em abelhas) Antonio Padovani Junior, popularmente conhecido como Toninho das Abelhas. a colmeia onde estavam hospedados os insetos está bem próxima da residência de Maria de Lourdes Barbé. "Este tipo de abelhas são inofensivas e só atacam quando alguém ou alguma coisa limita seu espaço. Este tipo de ataque acontece quando a colmeia está dentro de um raio de 30 metros", disse.

Maria afirma não ter conhecimento de algo do tipo dentro de sua casa e desconfia que os insetos vieram do Parque Celso Daniel, que fica a 100 metros do local.

Porém, Toninho explica que isso dificilmente pode acontecer. "Acho improvável que esta colmeia esteja lá, porque se fosse esse o caso, visitantes do local também seriam picados."

O Semasa informou que a Defesa Civil busca focos de insetos por meio de denúnicias da população.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;