Internacional Titulo
Bombardeio russo mata 50 na Chechênia
Do Diário do Grande ABC
29/10/1999 | 12:12
Compartilhar notícia


Um bombardeio aéreo russo contra um ponto a oeste da Chechênia provocou, esta sexta-feira, cerca de 50 mortos, anunciou a presidência chechênia.

A aviaçao russa bombardeou uma ponte sobre o Rio Sunja, perto da cidade de Chaami-Iurt, e atingiu uma coluna de veículos que se dirigia para a república vizinha de Ingushetia, informou o porta-voz da presidência, Said-Selim Abdmuslimov.

Rosa e Magomed Jassayev, que nao estavam longe do comboio que transportava os refugiados, disseram que o bombardeio aconteceu na estrada que liga as localidades de Rostov e Bakú, deixando ``vários mortos'.

No momento em que ocorriam os bombardeios, Washington pedia a Moscou para que o quanto antes fossem iniciadas as negociaçoes com a finalidade de acabar com o conflito na Chechênia.

Os combates continuaram no período da tarde, a cerca de 7 km ao norte de Grozny, próximo a Tolstoi-Iurt, enquanto que os bairros do norte e nordeste da capital eram bombardeados, anunciou o centro de imprensa das forças armadas chechenas.

Fontes militares russas, citadas pela agência Itar-Tass, confirmaram os bombardeios aéreos e também disparos de artilharia sobre Piervomaiskaia e Tolstoi-Iurt, nas vizinhanças de Grozny, e também sobre Samachki (oeste da Chechênia).

Os bombardeios prosseguiram sobre Samachki e arredores, segundo a televisao russa NTV. As imagens filmadas a 3 km da cidade mostraram que os tanques russos disparam sobre a cidade e os helicópteros lançam mísseis.

Segundo o correspondente da NTV no local, a aviaçao e a artilharia participaram destes bombardeios, realizados com o intuito de facilitar o avanço das tropas russas no oeste da república, para se aproximar da capital chechena.

Fontes militares russas confirmaram uma forte resistência chechena no oeste, principalmente perto de Sernovodsk e Assinovskaia. Entretanto, Grozny admitiu o avanço russo na regiao.

Ao final de uma conferência, em Moscou, com o ministro russo das Relaçoes Exteriores, Igor Ivanov, o subsecretário de Estado norte-americano Strobe Talbott solicitou à Rússia que inicie ``o mais cedo possível' as negociaçoes para acabar com o conflito checheno e ``encontrar a possibilidade de reduzir, ao máximo, as perdas civis'. Strobe Talbott afirmou que nao se tratava de pressao sobre Moscou. Os Estados Unidos ``nao têm a intençao de vincular sua posiçao sobre a reduçao de armas estratégicas e sobre o tratado ABM com a política russa na Chechênia', disse Talbott.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;