Política Titulo
Dib não acredita em efetividade petista
Beto Silva
do Diário do Grande ABC
18/09/2011 | 07:06
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


O coordenador do PSDB no Grande ABC, deputado federal William Dib, não acredita que o PT irá cumprir a determinação da executiva nacional de não fazer parcerias com os tucanos, PPS e DEM nos municípios, nas eleições do ano que vem.

"Essas realidades nunca ocorreram em níveis municipais. Não vamos ser cínicos de falar que lá em cima (direção nacional das siglas) não permite. O Brasil não é um país que tem tradição democrática consolidada", analiasa.

A resolução afetaria diretamente a parceria do prefeito, Luiz Marinho (PT), com o DEM. Sentindo-se rejeitados, os democratas já ameaçam lançar candidatura própria em 2012.

A determinação do PT também evitaria a aliança de Marinho, que tentará a reeleição, com o deputado estadual Alex Manente (PPS), potencial candidato ao Paço.

Mudança de lado - William Dib discorreu sobre a mudança de lado de partidos e políticos que faziam parte de seu grupo quando comandou a cidade, de 2003 a 2008, principalmente DEM, PMDB e PSB. O trio elegeu nove vereadores que apoiaram a chapa tucana na eleição passada e, somados aos três parlamentares do PSDB, formaram bancada de oposição à administração petista com 12 vereadores.

Mas, no decorrer da legislatura, houve alteração nos rumos das legendas. Os democratas aderiram ao governo petista. Peemedebistas são independentes. Os socialistas estão divididos entre oposição, situação e centro, conforme interesses de momento.

"Não fico mais decepcionado. A política me deu sabedoria e traquilidade de entender as coisas. Entendo a posição dele (Marinho), a governabilidade. Mas também entendo que eles têm de defender os interesses da população. Se fizerem isso, estarei aplaudindo. Se não fizerem, estarei vaiando", analisou.

O tucano amenizou o panorama político. "Acho que é normal, nessa fase de filiação partidária, todos os partidos mostrarem que têm capacidade de lançar o prefeito. Primeiro para poder atrair candidatos a vereador. Não vejo mal nisso."

Dib prosseguiu dizendo não ter motivos só para críticas. "Quero fazer também a construção de uma cidade melhor e mais desenvolvida, que passa por uma série de questões que as pessoas acham que estão fazendo bem. Gostaria que eles (vereadores) fossem aos bairros em que são votados e ficassem tranquilos de que os bairros deles estão melhores."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;