Internacional Titulo
Montenegro quer se associar às negociaçoes sobre o Kosovo
Do Diário do Grande ABC
31/01/1999 | 16:38
Compartilhar notícia


Montenegro quer se associar às negociaçoes sobre Kosovo para evitar uma eventual ``desestabilizaçao constitucional' desta república no âmbito da federaçao iugoslava, disse neste domingo um alto responsável montenegrino.

``Se a parte sérvia ou iugoslava se comprometerem a solucionar o problema de Kosovo, provocando uma desestabilizaçao constitucional de Montenegro, este deberia ser incluído diretamente nas negociaçoes', declarou Miodrag Vukovic, presidente do Comitê diretor do Partido Democrático dos Socialistas (DPS, no poder).

Vukovic fez alusao à decisao do Grupo de Contato (Alemanha, Estados Unidos, França, Gra-Bretanha, Itália e Rússia) de convocar as autoridades de Belgrado e os representantes albaneses de Kosovo, a conversaçoes a partir de 6 de fevereiro, em Rambouillet, perto de Paris, para estabelecer um acordo interino de ``autonomia substancial' para Kosovo.

Montenegro (640 mil habitantes) e Sérvia (10 milhoes ) formam a República Federal da Iugoslávia (RFY), no âmbito da qual têm direitos iguais garantidos pela Constituiçao.

Sobre esta base, os dirigentes montenegrinos se opoem decididamente a qye Kosovo, província sérvia povoada por maioria albanesa, obtenha o estatuto de terceira república no seio da RFI.

As relaçoes entre Belgrado e Montenegro se tornaram tensas desde a chegada ao poder, há um ano, de um presidente reformista, Milo Djukanovic, decidido opositor do presidente iugoslavo, Slobodan Milosevic.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;