Cultura & Lazer Titulo
Opus Dei quer proibir o filme ‘O Código Da Vinci’ para menores
Da AFP
19/01/2006 | 14:12
Compartilhar notícia


A organização católica ultraconservadora Opus Dei espera que o filme O Código Da Vinci, baseado no livro de Dan Brown do mesmo título, seja proibido aos menores de idade para protegê-los da "manipulação da história".

"Uma questão interessante é se este filme não teria que ser reservado apenas aos maiores de idade. Qualquer adulto distingue realidade de ficção: basta ter um pouco de cultura. Porém, ante uma manipulação da história, a uma criança faltam elementos de juízo: não basta acrescentar a palavra 'ficção'", declarou o diretor da Opus Dei para as relações com os meios internacionais, Marc Carrogio.

"Assim como se protege os menores das cenas explícitas de sexo e violência, não deveriam ser protegidos da violência expressa de forma mais sutil e por isso mais insidiosa?", questionou Carrogio em declarações à agência católica de notícias Zenit.

Carroggio admitiu que o livro de Brown e a expectativa provocada pelo filme resultam em publicidade indireta para a organização. Em relação à estréia do filme, que foi rodado no Museu do Louvre (Paris), "não há nenhuma declaração de guerra contra ninguém", acrescentou.

A milionária produção cinematográfica O Código da Vinci, produzida pela Sony-Columbia e com Tom Hanks e Audrey Tautou como protagonistas, tem como "bandido" a prelazia da Opus Dei, que chega a cometer assassinatos para defender um segredo.

O livro O Código Da Vinci, que já vendeu mais de 20 milhões de exemplares em todo o planeta, foi duramente criticado pelo cardeal italiano Tarcisio Bertone, arcebispo de Gênova, que pediu aos católicos que não leiam o romance.

O religioso organizou um encontro no ano passado para "restabelecer a verdade" e desmentir a existência de uma organização para defender os descendentes de Jesus e Maria Madalena.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;