Internacional Titulo
Cientistas canadenses descobrem gene de doença rara
Do Diário do Grande ABC
01/02/2000 | 11:27
Compartilhar notícia


O gene de uma enfermidade neuro-degenerativa rara, que afeta descendentes de pioneiros chegados ao Canadá vindos da França há uns três séculos, foi descoberto por cientistas canadenses, informa a revista especializada Nature Genetics em seu número de fevereiro.

A enfermidade, que aparece nos primeiros anos de vida, se denomina ataxia espástica auto-sómica recessiva de Charlevoix-Saguenay (ou Arsacs) e afeta o sistema nervoso, produzindo uma alteraçao dos movimentos com espasmos que perturbam o andar. A enfermidade deteriora também a visao e produz transtornos da fala.

A enfermidade é detectada em uma regiao do Lago San Juan, Charlevoix-Saguenay (na província canadense de Quebec), atualmente com 330 mil habitantes que descendem em sua maioria de pioneiros franceses que se instalaram na regiao entre 1608 e 1760.

Dois desses imigrantes eram portadores do gene da enfermidade. Depois de 14 geraçoes, a proporçao da populaçao afetada é relativamente alta.

A enfermidade se manifesta nas pessoas que herdaram duas cópias do gene anormal. Aproximadamente um habitante de cada 22 é portador da anomalia sem estar doente e pode transmiti-la.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;