Internacional Titulo
Primeiro-ministro indiano pede demissao
Do Diário do Grande ABC
17/04/1999 | 15:46
Compartilhar notícia


O primeiro-ministro indiano Atal Bihari Vajpayee apresentou nesta sexta-feira sua demissao ao presidente K.R. Narayanan, que lhe pediu que continue no cargo até a formaçao de um novo governo. Vajpayee caiu depois de perder uma votaçao de moçao de confiança no parlamento por apenas um voto, o que abre caminho para que o oposicionista Partido do Congresso, presidido por Sonia Gandhi, tente formar uma nova coalizao de governo.

O resultado de 270 votos contra e 269 a favor de Vajpayee pôs fim ao governo nacionalista hindu instalado há treze meses e que deu prioridade à capacidade nuclear da India. Também começou um novo capítulo nas relaçoes entre Nova Déli e o Paquistao, seu inimigo histórico.

Essa é a segunda vez que Vajpayee deixa o cargo de primeiro-ministro. Em 1996, seu primeiro governo renunciou depois de apenas 13 dias no poder, quando ficou claro que perderia um voto de confiança. Desde entao, a India teve três outros governos.

Acredita-se que o presidente Narayanan convoque neste sabado representantes dos principais partidos para ouvir suas propostas para a formaçao de um novo governo. Se o Partido do Congresso conseguir formar uma coalizao, Sonia Gandhi deverá ser a primeira-ministra. Nascida na Itália, é viúva do primeiro-ministro Rajiv Gandhi e nora da primeira-ministra Indira Gandhi, ambos assassinados. O pai de Indira foi o primeiro chefe de governo do país, Jawaharlal Nehru.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;