Automóveis Titulo
Opel lança novo Corsa na Europa
Sérgio Vinícius
Da Redaçao
17/05/2000 | 06:49
Compartilhar notícia


  O Corsa está mudando na Europa. No segundo semestre deste ano, a Opel - o braço automotivo da GM no Velho Continente - lança a terceira geraçao do compacto, que só deve chegar ao Brasil em meados do próximo ano, se a concorrência assim exigir. Com a reestilizaçao, o Corsa ganha dimensoes maiores para proporcionar mais conforto no habitáculo e também um visual mais robusto e atualizado.

O consumidor europeu vai se sentir atraído principalmente pela traseira, que apresenta as lanternas nas colunas com desenho integrado ao vidro. A frente, por sua vez, é marcada pelos faróis redesenhados, que estao alongados e com linhas mais definidas, enquanto as laterais trazem vincos que reforçam o ar de robustez pretendido.   

Na composiçao dos pára-lamas dianteiros com o capô, esses vincos formam uma volumetria interessante, que mostram o apurado trabalho de desenvolvimento de design da Opel.

Quando chegar ao mercado brasileiro, o novo modelo deverá ocupar um nicho intermediário entre os pequenos e o hatch Astra, já que o projeto Arara Azul será, a partir do meio do ano, o representante da marca no competitivo segmento de populares.

A nova linha do Corsa apresenta coeficiente de penetraçao aerodinâmica (Cx) de 0,32. Sao seis versoes de motores, dois deles turbodiesel e quatro a gasolina (com 16 válvulas). Os motores da família Ecotec têm as opçoes 1.0, 1.2, 1.4 e 1.8, todas com baixo consumo de combustível. A injeçao two-direct no turbodiesel, por exemplo, apresenta consumo de 4,7 l a cada 100 km rodados.

A versao com motor 1,0 litro, com três cilindros, produz 58 cv de potência máxima, e consome 5,6 litros de gasolina em 100 km. A versao top - o Corsa GSi -, com motor de 1,8 litro, tem potência máxima de 125 cv, podendo alcançar a velocidade máxima de 200 km/h. Todos os motores a gasolina, incluindo o 1.2, com 75 cv de potência, e o 1.4, com 90 cv, estao de acordo com as normas européias de emissao de poluentes, que entram em vigor até 2005.

Além das alteraçoes nos motores, a nova linha Corsa foi projetada dentro do estilo DSA (Dinamic Safety - Segurança Dinâmica), que permite segurança na direçao em estradas e trechos urbanos. Uma das propriedades do DSA foi registrada na suspensao dianteira e no conjunto do motor, que foram projetados para minimizar os efeitos externos sobre os passageiros, que nao sofrem tanto com as irregularidades da estrada. Outra característica que a montadora destaca é o isolamento acústico interno, também projetado sob o conceito DSA.

A linha de equipamentos do novo Corsa também está renovada. Dependendo do modelo, o carro pode ter o câmbio semi-automático Easytronic, como o Classe A e o Palio Citymatic. Há ainda uma nova central eletrônica, denominada Infotainment. Esse sistema controla CD player, rádio, telefone e, claro, o serviço de navegaçao (GPS). O Infotaiment inclui também o controle automático do air bag de passageiro, que detecta a presença de ocupante, permanecendo alerta somente quando necessário.

Segundo a Opel, o novo Corsa terá menor custo de manutençao. A troca de óleo, por exemplo, poderá ser efetuada a cada 30 mil km. A carroceria do carro, por sua vez, é fabricada em aço galvanizado, o que permitirá à montadora dar uma garantia contra corrosao de 12 anos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;