D+ Titulo
Micoses na pele e unhas podem detonar o seu verão
Por Do Diário do Grande ABC
09/01/2011 | 07:10
Compartilhar notícia


Está tudo pronto para curtir aquele dia na piscina do clube. O sol está sorrindo, o gato ou a gata dos sonhos já está na parada e os amigos superanimados. Só tem um probleminha: você não foi aprovado no exame médico. E agora?

O médico pode mesmo barrar quem tiver algum tipo de micose ou infecção de pele que são transmissíveis, ou seja, podem ser passados de pessoa para pessoa. O exame dermatológico é obrigatório, principalmente em piscinas abertas, pois é um dos fatores que determina a qualidade da água.

Então, não adianta reclamar. Procure o melhor tratamento e fique ligado para o próximo verão. Enquanto isso, confira mais sobre o assunto:

O que o médico analisa no exame dermatológico?

Ele verifica se a pessoa tem algum tipo de micose ou infecção causados por fungos, que são transmissíveis. Esses microorganismos gostam de lugares fechados, úmidos e abafados, por isso, em geral, são encontrados entre os dedos dos pés, unhas, plantas dos pés e virilha.

Como é feito?

Para fazer o exame, é preciso ir com traje de banho para que o médico possa inspecionar a pele (em especial, mãos, pés, orelhas, axilas, virilhas, tronco e membros). Ele pede para levantar os braços, ficar de frente e de costas, e verifica entre os dedos das mãos e pés. É rapido, simples e indolor. Geralmente, é repetido a cada três meses.

Micose na unha?

Sim, e é uma das mais resistentes. Dependendo do tipo de fungo, pode manifestar-se como um espessamento, deformação ou mudança de coloração da unha. Às vezes ela fica quebradiça ou se descola do dedo.

O que é frieira?

Frieira ou pé-de-atleta, é o tipo mais comum de micose. É causado pelo fungo Tricophyton, que apesar de dar preferência aos pés, pode surgir na pele em qualquer local do corpo causando manchas vermelhas acompanhadas de intensa coceira. Também provoca fissuras na pele, inflamação e bolhas.

Como sei que estou com micose?

Coceira, inflamação e/ou escamação da pele e deformação nas unhas são sintomas comuns. Se não for tratada adequadamente, pode ficar bastante incômoda e dolorosa.

É grave?

Pode ser. Como causa fissuras e feridas na pele, as micoses servem como porta de entrada para bactérias oportunistas, o que piora muito o quadro.

Qual o tratamento?

Para descartar a possibilidade de alergias e algo mais grave, o primeiro passo é procurar um dermatologista, que deve colher material para exame micológico. Só assim será possível identificar com segurança o tipo de fungo e prescrever o tratamento mais eficaz.

Como evitar?

Além de acompanhamento médico, prefira meias e roupas de algodão (principalmente calcinha e cueca), que deixam a pele respirar melhor. O mesmo vale para calçados. Evite os que abafam muito os pés ou os façam transpirar, como tênis e sandálias de plástico. O ideal é não usar o mesmo sapato por dois dias seguidos e guardá-lo em local arejado.

Tem mais ...

- Não fique muito tempo na piscina. O cloro e outros produtos usados para limpeza podem prejudicar.

- Não verão, não abuse da maquiagem, perfume e desodorante. Esses cosméticos podem provocar alergia.

* Com a colaboração de Francisco Le Voci, coordenador do ambulatório de doenças de cabelo e unha da Faculdade de Medicina do ABC




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;