Memória Titulo Memória
De Buenos Aires à Avenida Barão de Mauá

Memória não confirmou com a professora Raquel, mas acreditamos que o “senhor muito falante”...

Ademir Medici
09/12/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


"...a maioria se intimida, tendo alguns poucos participando suas histórias, entre eles um senhor muito falante que, se deixar, fala por todos todo o tempo.”

Professora Raquel de Medeiros Alexandre

Memória não confirmou com a professora Raquel, mas acreditamos que o “senhor muito falante” chama-se José Francisco do Nascimento. No lugar de uma, ele entregou três crônicas. E é o conversador Zé que escolhemos para abrir a série de depoimentos dentro da Semana Diadema 2014, em parceria com os alunos da EJA Cândido Portinari, ontem aqui apresentados.

Por seu turno, João Sérgio Rimazza abre a Semana Mauá 2014. Ele fala do Tanque da Paulista. E faz uma viagem histórica, da sua infância aos dias atuais.

O desafio dos nove Ts

José Francisco do Nascimento

É sobre um repente em Pernambuco, num dia que tinha até maracatu. Um tinha que matar o repente do outro. E num duelo, eu tinha que matar a charada dum sujeito por lá.

Eu entrei e ficou difícil. É que o cabra lançou o seguinte desafio: eu tinha que fazer um repente com nove palavras começando com T.

Daí eu saí com essa: “Primeiro eu pego o teimoso, pego tu pra Terra Nova. Tamataúpe eu tenho. Prova em Taquara, Deus me ajuda. O mestre no coro grita: Taquara com taparica, Tabatinga e Tetanduba.”

São todos nomes de vila, fazenda e engenho de cana da região.

Eu consegui e ganhei meu prêmio: cachaça, cebola e sardinha.

José Francisco do Nascimento

Naturalidade – Buenos Aires (Pernambuco), 27-11-1956.

Pais – Severino José do Nascimento e Jacira Maria do Nascimento.

Mulher – Maria Josefa.

Filhos – Hugo e Gisele.

Atividade – Aposentado.

História de vida – “Cheguei em Diadema em 1978. Vim com um amigo. Viajamos de ônibus. Queríamos tentar uma vida melhor. A EJA está fazendo tudo de bom para mim. Hoje já estou sabendo muitas coisas.”

Tanque da Paulista

João Sérgio Rimazza

A Fábrica de Louças Paulista marcou época na Avenida Barão de Mauá. A fábrica e o Tanque da Paulista, represado junto ao Tamanduateí.

No tanque se pescava, nadava, andava de jangada feita de taboa, mariscava, convivia com as mulheres que iam lavar roupa: dona Carolina, dona Ida e outras.

Jogava futebol no campinho. Ali era o local onde todas as crianças brincavam.

Diário há 30 anos

Domingo, 9 de dezembro de 1984 – ano 27, nº 5694

Manchete – Choque de trens da Fepasa mata três e fere 50 pessoas em São Paulo

Mauá – Ontem o São Paulo FC veio a Mauá e inaugurou o Estádio Municipal. Vitória tricolor frente ao Grêmio Mauaense por 2 a 1. Careca marcou o primeiro gol do estádio; Pita fez o segundo gol do São Paulo e Valtinho o tento único do Grêmio. O estádio foi inaugurado 18 anos após o lançamento da pedra fundamental.

Em 9 de dezembro...

1824 – Batalha de Ayacucho consolida a independência do Peru.

1914 – Realizados os primeiros exames escolares do novo Grupo Escolar de Santo André, então chamado São Bernardo. Da turma do 2º ano, Mario Magini é quem obtém a melhor média. Entre os aprovados, alunos de famílias que fincaram raízes na cidade e região: Andreolli, Andreoni, Arduino, Caratin, Cataruzzi, Cereja, Chinelatto, Dal Pozetto, Franco, Garbin, Gardesani, Garofolo, Ghirardelli, Gianotti, Guazelli, Mazini, Neri, Palacini, Pelezon, Pezzolo, Piagentini, Riciardi, Thon, Veronesi, Zamboni e Zanoli.

Atuou como inspetor honorário municipal o Sr. Cristovão da Gama. Bastante rígido, ele conservou 33 alunos, os repetentes.

- A guerra. Manchete do Estadão: os aliados retomam a ofensiva na Bélgica e na França.

1924 – No centenário da independência do Peru, o Brasil decreta feriado nacional em homenagem à data.

1969 – Inaugurada a Sociedade Anônima Tubos Brasilit, em Utinga, Santo André.

Hoje

- Dia Nacional do Fonoaudiólogo

- Dia Internacional Contra a Corrupção

Município Paulista

- Hoje é o aniversário de Indaiatuba. Elevado a município em 1859, quando se separa de Itu.

Santos do dia

São João (Juan) Diego Cuauhtlatoatzin (1474-1548). Índio mexicano. Viveu o milagre de Guadalupe, quando lhe apareceu Nossa Senhora. Papa João Paulo II, durante sua canonização em 2002, designou a festa litúrgica para 9 de dezembro, dia da primeira aparição da Virgem.

- Basiano

- Gorgonia

- Leocádia 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;