Política Titulo
Morando anuncia nesta 6ª apoio de Tito Costa a sua pré-candidatura
Rita Donato
Do Diário do Grande ABC
16/05/2008 | 07:13
Compartilhar notícia


Após ter a candidatura à sucessão de São Bernardo renegada pelo próprio partido - coligado ao PT -, o ex-prefeito Tito Costa (PTB) resolverá nesta sexta-feira seu papel nas eleições municipais. O ex-prefeiturável anunciará apoio ao pré-candidato governista, deputado estadual Orlando Morando (PSDB).

Embora tenha negociado aliança com o PPS, motivo pelo qual o presidente municipal do PTB, deputado federal Frank Aguiar, teria desistido de oficializar a candidatura própria, Tito já tinha dado indícios claros da possível união com o tucano quando afirmou, no fim do último mês, que não trabalharia para o PTB na eleição.

À época, o ex-chefe do Executivo preparou manifesto alegando ser contra a coligação com os petistas e acusou Frank de atuar nos bastidores para derrubá-lo, já que, segundo ele, o deputado "nunca havia escondido o desejo em apoiar o amigo e pré-candidato do PT", ministro da Previdência Social, Luiz Marinho.

O líder do PTB não comprou a briga. Na ocasião, Frank respondeu que "respeitaria o posicionamento de Tito" e que o partido não o "retaliaria" por conta das escolhas.

O comportamento rebelde de Tito chamou atenção dos adversários. Tanto a terceira via quanto o grupo governista passaram a procurá-lo para negociar a união. O PPS, sigla supostamente mais próxima de Tito, chegou a convidá-lo para coordenar a campanha, e a cúpula do governo não escondeu que usaria todas as armas para conquistar seu apoio.

Com o passe valorizado, o ex-candidato ao mais alto posto da cidade, que discursava contra a administração, a qual fez parte durante anos, demonstrou indecisão sobre o caminho que seguiria. "Quero ficar à distância dos prováveis candidatos", resumiu.

Para não atrapalhar as negociações, Tito fez questão de manter segredo sobre o futuro. Na última semana, antes de embarcar para Belém (PA), onde lecionou aulas de Direito na Universidade Federal, ele não revelou os planos, assegurou apenas que "mexeria o angu na volta à São Bernardo", marcada para quinta-feira.

Procurados pela reportagem, Tito e Morando não foram localizados para comentar o assunto. A assessoria de imprensa do deputado afirmou, no entanto, que ele realizaria coletiva nesta sexta-feira para anunciar os novos rumos da legenda, mas não revelou a pauta.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;