Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 16 de Abril de 2024

Windows 11 é chamariz para golpes virtuais; veja como se proteger
Por Da Redação
Do 33Giga
27/07/2021 | 12:56
Compartilhar notícia


Em 24 de junho, a Microsoft anunciou uma nova versão de seu sistema operacional, o Windows 11, que será lançado para desktops no final deste ano. Entretanto, como a novidade já está disponível para download e compra antecipada, a empresa de segurança Kaspersky descobriu que a novidade está sendo usada por cibercriminosos para distribuir malware.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Para entender como os fraudadores estão tentando enganar os internautas, os pesquisadores da Kaspersky analisaram arquivos maliciosos que parecem ser a atualização do sistema operacional. Durante o primeiro mês após seu lançamento, foram detectadas e impedidas 850 tentativas de infectar usuários por meio de malware disfarçados de Windows 11.

Leia mais: 
Promoção de Férias da PlayStation traz jogos com até 90% de desconto
10 jogos de videogame que foram banidos ao redor do mundo

Os especialistas da empresa de cibersegurança também destacaram a diversidade das ameaças que se passam pelo sistema operacional. São desde downloads e adwares relativamente inofensivos, que as soluções Kaspersky classificam como não-vírus, até trojans, backdoors e trojans-ladrões que visam coletar dados pessoais, como senhas e cookies de navegadores.

Uma curiosidade: os pesquisadores encontraram um malware com 1,75 GB de tamanho – o que induzia a vítima a pensar que se tratava realmente de um instalador de um sistema operacional. Porém, seu conteúdo contém muitos dados irrelevantes que não são utilizados na infecção do equipamento.

Se um usuário clicar, será aberta uma interface que parece ser assistente de instalação normal do Windows, mas seu objetivo real é a executar um segundo instalador, que conterá o programa malicioso. O ponto de mais atenção é que, neste momento, a vítima dá permissão para a instalação do programa malicioso.

 

Um exemplo de um falso instalador do sistema operacional Windows 11 / Divulgação – Kaspersky
Um exemplo de um falso instalador do sistema operacional Windows 11 / Divulgação – Kaspersky

 

“O novo sistema operacional Windows 11 é um grande lançamento que atrai o interesse de muitos usuários e entusiastas de tecnologia. Entendendo esta demanda, os cibercriminosos se adaptaram rapidamente, espalhando várias formas de malware disfarçadas”, explica Anton V. Ivanov, especialista em segurança da Kaspersky. “Ao estarem animados para experimentar o novo OS, os usuários estão menos propensos a prestar atenção ao processo e podem baixar arquivos suspeitos – o que é algo que nunca aconselhamos a fazer.”

Para evitar baixar arquivos maliciosos que imitam o Windows 11, 33Giga e Kaspersky recomendam que você:

  • Seja cético sobre notícias ou ofertas generosas para o novo sistema operacional;
  • Verifique sempre a autenticidade dos websites que você visita;
  • Faça somente download de sistemas operacionais de lojas oficiais;
  • Use uma solução de segurança confiável, para uma proteção efetiva contra uma ampla gama de ameaças.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.