Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Memória
>
Memória
Documento: começa o derby

Na II Semana Santo André 2021, futebol. E uma notícia centenária, histórica: em 1921 jogam no campo do Brasil dois campeões, Corinthians e Primeiro de Maio. E deu o alviverde, chamado pelo ‘Estadão’ de o campeão do município de São Bernardo, hoje Grande ABC

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
23/04/2021 | 07:00
Compartilhar notícia


Olhem lá, boleiros! Há um século já havia liga de futebol em Santo André... Quantas informações trariam os livros de atas daquela liga, hoje uma documentação extraviada.

O jogo foi disputado num domingo, 17 de abril de 1921. O citado campo do Brasil era o campo da família Flaquer, localizado no Centro histórico do então distrito de Santo André, à Rua Primeiro de Maio, onde está hoje o prédio da Previdência Social, a poucos metros da Rua Coronel Oliveira Lima.

O jornal O Estado de S. Paulo deu a notícia em sua edição de 21 de abril daquele ano, num cantinho de página, hoje recuperada e valorizada pelo infografista do Diário, Agostinho Fratini.

O Corinthians FC era o campeão da Liga do Município de São Bernardo.

O Primeiro de Maio FC era o representante da região na Segunda Divisão da Apea (Associação Paulista de Esportes Atléticos).

Para o Estadão, o Primeiro de Maio conquistava o título de campeão de São Bernardo, nome geral de todo o atual Grande ABC em 1921.

GOLEADA

O feito do Primeiro de Maio está assinalado nos anais do clube, inclusive com as escalações dos dois times:

Primeiro de Maio: Morgante, Dante e Palma (capitão); Clausson, Lindolpho e Polesi; Attilio, Balista, Nelson, Zelindo e Bertocci.

Corinthians: Pelison, Gallo e Guazzelli III, Caio, Guazzelli I e Estevo; Mansueto, Guazzelli II, Cortez, Severino e Fontes.

E deu Primeiro de Maio: 4 a 0, com gols de Balista, o Balistinha (2), Nelson e Attilio.

Houve dois jogos preliminares, o primeiro com vitória do Primeiro de Maio e o segundo com a vitória do Corinthians.

Os detalhes daquela jornada estão no livro Os Flechas Verdes, edição de 1997, com a informação de que pela primeira vez o Primeiro de Maio registrava em ata a escalação de um time de futebol. No livro, o capítulo é ilustrado com foto da equipe do Primeiro de Maio.

Diário há meio século

Sexta-feira, 23 de abril de 1971 – ano 13, edição 1517

Diadema – Gertrudes Maria da Conceição foi eleita a Mãe do Ano da cidade. Tinha 129 anos...

Formação – Senai de Santo André abria dois novos cursos: ajustador mecânico e eletricista.

Rádio – Jornalista Serafim Vicente, colunista social do Diário, preparava edição radiofônica, pela Rádio Diário do Grande ABC.

Primeira Divisão – No feriado de 21 de abril, em São Caetano, uma goleada no clássico do Grande ABC: Saad 5, Santo André FC 1.

Basquete Masculino – Pelo Campeonato da Grande São Paulo, vitória do São Caetano EC, em seu ginásio, frente ao Osasco, por 86 a 27.

O São Caetano jogou com Miguel, Borracha, Marinho, Walter, Laerte, Centelha, Braido e Paulinho (o cestinha, com 41 pontos).

O São Caetano era o líder da chave A.

Natação – A Gazeta Esportiva organizava a XXII Travessia a Nado, em 1º de maio (de 1971), na Represa Billings, em São Bernardo.

João Havelange, presidente da CBD (Confederação Brasileira de Desportos), prometia estar presente: “Quero crer que o local escolhido na Represa Billings, em São Bernardo, tenha o mesmo atrativo de quando a travessia de São Paulo era realizada no legendário Rio Tietê”.

Em 23 de abril de...

1901 – A Câmara Municipal de São Bernardo era multada em 5$000 diários pela não conclusão, no tempo devido, das obras de reconstrução da ponte sobre o Rio Capivari.

Nota – E onde fica o Rio Capivari? Ele é um dos formadores da Represa Billings, no distrito de Riacho Grande, portanto, encoberto pelas águas do manancial.

1916 – Grande número de alunos do Grupo Escolar de Santo André atacado pela coqueluche.

1921 – O arquivista Francisco de Sales Collet e Silva organizava o Museu da Cúria Metropolitana, destinado a guardar as antiguidades e objetos de arte da Igreja.

1956 – Constituída, em São Caetano, a Construtora Lorenzini.

A atriz são-bernardense Marisa Prado, nome artístico da tecelã Olga Costenaro, encontrava-se em Cannes. 

Concorria ao festival de cinema pela sua participação na fita espanhola Tarde de Touros.

Hoje

Dia Mundial do Livro e do Direito Autoral

Dia Mundial do Escoteiro

Dia Nacional do Choro

Dia do Torcedor Corintiano. A data foi criada por lei municipal da cidade de São Paulo em 5 de maio de 2007, autoria do então vereador Antônio Goulart. 

Propositadamente, coincide com o Dia de São Jorge, padroeiro do Corinthians.

Santos do Dia

Adalberto de Praga

Bv. Egídio de Assis

Municípios Brasileiros

Hoje é o aniversário de Biritinga, Boninal, Caravelas, Floresta Azul, Itagimirim e Teofilândia, na Bahia; Craíbas, em Alagoas; Matos Costa, em Santa Catarina; Nova Módica, em Minas Gerais; e Piraí do Sul, no Paraná.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.