Cultura & Lazer Titulo Dança
Corpo instigado

Turma da Escola Livre de Dança apresenta coreografia
nesta terça-feira no Teatro Municipal de Santo André

Por Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
05/10/2010 | 07:01
Compartilhar notícia


Instigação é palavra-chave no universo da dança. Para o corpo fluir, é necessário estabelecer relação com o universo ao redor, com o que se pode aprender e com o que, principalmente, se sente.

E é o resultado desta provocação emocional e técnica que a Turma 3 do curso de formação avançada em dança contemporânea da ELD (Escola Livre de Dança) de Santo André apresenta hoje no Teatro Municipal de Santo André com Fecho os Olhos e Fico Invisível, espetáculo de finalização do curso. A apresentação é gratuita e ao longo do mês segue para São Caetano, Diadema e Mauá.

"A dança, principalmente a contemporânea, vem de um processo de descoberta, não é uma linguagem fechada. Ela proporciona o poder de trabalhar investigando diferentes aspectos e abordagens", conta Alessandra Fioravanti, coordenadora pedagógica da escola e orientadora da coreografia ao lado de Fabiana Villas Boas.

Segundo a coordenadora, ao longo dos três anos de aprendizado, a principal mudança observada nos alunos é a reflexão sobre o papel da dança. "Eles já sabem o que querem dizer com a sua arte. Este trabalho é resultado do constante exercício de reflexão, de não permitir que o modelo se engesse, mas que mude, se transforme e evolua."

O ESPETÁCULO
Fecho os Olhos e Fico Invisível parte da memória afetiva dos 21 integrantes da formação. Discute temas referentes à infância e dá corpo às saudosas brincadeiras dos velhos tempos.

"Propusemos uma série de possibilidades, mas acho que eles escolheram esse tema por conta de estarem encerrando um ciclo. O sentimento de deixar o curso para trás remete ao passado, o desejo de investigar a memória e perpetuá-lo", acredita Alessandra.

Divididos em três grupos, três coreografias diferentes exploram o tema escolhido. "O referencial é o pueril, mas tratado de três maneiras. Em um momento, a dança se calca no imagético, no surreal. É levemente inspirada em Alice no País das Maravilhas. A trilha fica por conta de Yann Tiersen (compositor das canções de O Fabuloso Destino de Amélie Poulain)", explica a coordenadora, que acrescenta que há um momento em que uma das três coreografias atinge tom lírico, mais zen, e que reflete mais as brincadeiras.

O contraponto fica por conta da coreografia que explora o universo dos videogames. "Os movimentos são mais mecânicos, técnicos. O som fica punk, e traz referência de efeitos tecnológicos."

Para Alessandra, adultos e crianças podem ter duas visões do trabalho: "Há o universo lírico, que instiga o emocional e o visual, mas também o reflexivo. Principalmente na parte que concerne aos temas tecnológicos, fazendo pensar sobre o que estamos proporcionando para as nossas crianças, que é bem diferente do que nós de outra geração tivemos."

Fecho os Olhos e Fico Invisível - Dança. No Teatro Municipal de Santo André - Praça 4º Centenário. Tel.: 4433-0789. Hoje, às 20h. Grátis.

No Teatro Municipal Euclides Menato - Avenida Brasil, 193, Ribeirão Pires. Dia 19, às 20h. Grátis.

No Teatro Clara Nunes - Rua Graciosa, 300, Diadema. Tel.: 4056-3366. Dia 21, às 20h. Grátis.

No Teatro Timochenco Wehbi - Rua Visconde de Inhaúma, 730, São Caetano. Tel.: 4238-3030. Dia 24, às 20h. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;