Cultura & Lazer Titulo Livro
Etiqueta sem complicações
Por Eliane de Souza
Do Diário do Grande ABC
18/07/2010 | 07:09
Compartilhar notícia


Ainda tida como palavra esnobe, a etiqueta tem tomado cada vez mais espaço na vida cotidiana. Para desmistificar o verbete, a jornalista Vanessa Barone lançou Descomplique (Editora Leya, 144 páginas, R$ 34,90), que oferece orientações sobre postura e etiqueta em diferentes espaços - trabalho, na vida em família, em atividades sociais e até na relação a dois.

A ideia nasceu da coluna de etiqueta que a jornalista escrevia, restrita à gastronomia. O assunto foi ampliado. Em Descomplique, encontra-se, por exemplo, uma parte dedicada à internet. Nela, há conselhos sobre como agir nas redes sociais, o que divulgar em seus perfis, como responder a um pedido de amizade indesejado.

Outro conjunto de recomendações atuais, que certamente não estariam em um manual escrito há alguns anos: há dicas sobre reciclagem, consumo consciente e afins. Foi-se o tempo em que a preocupação com o planeta estava restrita aos ativistas. Consciência ecológica hoje associa-se à cidadania, educação e respeito ao próximo, pautando as atitudes da vida social.

Mesmo rituais já tradicionais devem ser revistos, como os chás de panela e de bebê - para os quais a autora desaprova as brincadeiras: "Podem ser festinhas animadas, mas não precisam virar trote". Vanessa Barone atenta para a necessidade de não colocar os anfitriões em situações constrangedoras. A jornalista oferece dicas sem ditar normas, sem esquecer o bom humor: "Colega de trabalho é como família: a gente não escolhe".

Indo da escolha da roupa ao relacionamento com filhos e cônjuges, passando pelas atitudes em jantares, coquetéis, na praia e na piscina, e chegando até a relação com o dinheiro, Descomplique oferece dicas para lidar com um cotidiano em constante mutação.

A obra, porém, não parte para o pedantismo e em muitas situações a falta de regras se torna aliada. "Existem muitas regras e o mais importante é ter bom senso, boa educação e gentileza. É pensar que não se está sozinho no universo e é preciso agradar às outras pessoas", ensina Vanessa Barone.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;