Cultura & Lazer Titulo Ao avesso
Comédia romântica sem rumo

Dupla de 'Casamento Grego' agora defende o
antinamoro e fala dos desgastes das relações

Por
24/04/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


John Corbett e Nia Vardalos estabeleceram-se como dupla romântica graças ao sucesso inesperado de Casamento Grego. Há sete anos, o longa de Joel Zwick, escrito pela atriz, foi aquilo que os norte-americanos chamam de sleeper. Uma produção independente, modesta, de US$ 5 milhões, estourou na bilheteria e fez US$ 100 milhões somente nos EUA.

Passado este tempo, Nia Vardalos agora não apenas escreve como dirige Eu Odeio o Dia dos Namorados. A novidade é que, após o sucesso de sua comédia romântica, Nia resolveu fazer o caminho inverso.

A heroína de Eu Odeio o Dia dos Namorados institui o antinamoro como norma de vida. Segundo ela, cinco encontros é tudo a que um casal pode aspirar, antes que o desgaste natural de toda relação termine por separá-los.

A personagem é florista e tem mil teorias sobre o amor. Todas se baseiam no pressuposto de que, durante os cinco encontros, a mulher deve manter as pernas fechadas.

É o que ela própria não faz e no quarto encontro a florista e seu vizinho, que abriu um restaurante espanhol, vão para a cama, onde permanecem dois dias, o que gera um mal-entendido. Ele pensa que já tiveram cinco encontros, na conta dela ainda falta um.

Todo o quiproquó do filme está ligado à desmontagem das teorias de Nia. Ao contrário de Casamento Grego, Eu Odeio Dia dos Namorados talvez tenha dificuldade para encontrar um público específico, um pouco porque não se trata da clássica comédia romântica e, para dizer a verdade, não é comédia de espécie alguma. Odeio tem um sério problema de ritmo que atravanca boa parte de sua duração. O filme é uma sucessão de piadas truncadas, como se avançasse aos solavancos. Só bem depois da metade é que ele se aproxima do velho formato e vira uma comédia romântica engraçadinha. Nia segue é feliz no começo, antes de surtar por conta da desatenção de Corbett (mas ele também está em crise). Até isso faz parte das esquisitices do filme de Nia Vardalos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;