Cultura & Lazer Titulo Telefônica Open Jazz
Chaka Khan e Marsalis: entrada franca
Do Diário do Grande ABC
19/11/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


Dois medalhões do universo jazzístico norte-americano são as atrações da terceira edição do Telefônica Open Jazz, evento gratuito marcado para o próximo domingo (dia 23), às 15h, no Parque Villa-Lobos, em São Paulo. O primeiro a subir ao palco será o conceituado saxofonista Branford Marsalis, que já tocou e gravou com figuras emblemáticas do gênero, como Miles Davis, Dizzie Gillespie, Sonny Rollins e Herbie Hancock.

Na seqüência, será a vez da cantora Chaka Khan, que se tornou conhecida nos anos 1970, quando era vocalista da banda Rufus. Nesse período, tornou-se parceira de Stevie Wonder e despontou nas paradas de rhythm and blues com o hit Tell me Something Good. Não há previsão de dueto entre Marsalis e Chaka Khan.

Cadeira de rodas - Apesar das canções com inegável apelo dançante, Chaka Khan, que já flertou com a disco music e o hip hop, terá seus movimentos limitados. Ela ainda se recupera de lesões nos joelhos e se locomove com o auxílio de uma cadeira de rodas.

"Caí do palco durante um show e precisei fazer uma cirurgia. Mas esse é um problema temporário. Não se preocupem", disse a intérprete, em tom bem-humorado, aos jornalistas que compareceram à entrevista realizada ontem na Sala São Paulo, na Capital. Estiveram presentes o saxofonista Marsalis e o assessor artístico do Telefônica Open Jazz, Zuza Homem de Mello.

Conterrânea do presidente eleito dos Estados Unidos, a irreverente cantora nasceu Yvette Marie Stevens, em Chicago, em 1953. Ainda jovem, resolveu deixar clara suas origens africanas e adotou um nome no dialeto yorubá.

Chaka Khan revela otimismo em relação ao momento político de seu país. "Ter um presidente negro é algo histórico e muito importante não apenas para os negros, mas para todos. Eu achei que não viveria para ver isso acontecer nos Estados Unidos. Acredito que Obama fará coisas especiais."

Aprendizado - Durante o bate-papo com os repórteres, Marsalis falou sobre o aprendizado que teve com os mestres do jazz. "Miles Davis me ensinou muitas coisas e me tornou um músico melhor. Art Blakey me mostrou a importância de sabermos a função de cada instrumento em um grupo. Aprendi com Stan Getz como tocar as músicas de diversas maneiras, para vários tipos de público", explicou Marsalis.

O virtuoso instrumentista, que recentemente excursionou com uma orquestra formada por músicos brasileiros, também expressou sua satisfação com a eleição de Obama. "Acho que é o reflexo de que nós aprendemos muito nos últimos anos e voltamos a eleger líderes pensantes na América."

Telefônica Open Jazz - Show. Dom., (23), às 15h. No Parque Villa-Lobos - Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 1.655, São Paulo. Tel.: 3023-2229. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;