Setecidades Titulo Transporte
Com improviso, ônibus
circulam em ponte

Santo André implantou mão dupla ontem em pista sobre o Rio
Tamanduateí que não tem danos estruturais para evitar desvio

Por Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
26/02/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


A implementação de mão dupla em ponte na Avenida dos Estados permitiu o tráfego de ônibus da Avenida Antônio Cardoso até o Centro de Santo André sem desvios. A pista, que era usada apenas para o sentido bairro, teve a circulação alterada na manhã de ontem.

Desde o dia 14, quando o pontilhão em direção à região central cedeu em razão das fortes chuvas, os coletivos tinham de utilizar caminhos alternativos para cruzar o Rio Tamanduateí, o que aumentava o tempo de viagem em cerca de 15 minutos. A mudança foi feita para atender apenas ao transporte público - carros de passeio não podem utilizar a faixa revertida.

O improviso na via será mantido até que sejam feitos os reparos na pista sentido Centro. Para possibilitar a inversão, os motoristas que estiverem na Avenida dos Estados em direção a Mauá não podem mais fazer conversão à esquerda na ponte. O retorno deve ser feito a 1,6 quilômetro dali, na altura da Avenida André Ramalho.

Antes da alteração, os coletivos que servem o Corredor ABD (Jabaquara-São Mateus) tinham de cruzar a Avenida dos Estados pelo Viaduto Adib Chammas. Ônibus municipais acessavam a via e retornavam na altura do Tersa (Terminal Rodoviário de Santo André). O desvio aumentava o trajeto em pouco mais de três quilômetros. Agora, ao chegar ao fim da Avenida Antônio Cardoso, os ônibus percorrem trecho de 20 metros da Avenida dos Estados na contramão e acessam o pontilhão. Também foi implementada mão dupla na Praça News Seller - Diário do Grande ABC. Na tarde de ontem, agentes de trânsito orientavam os motoristas.

A concessionária Metra informa que, a partir de hoje, serão retomados os serviços das linhas 285 (São Mateus - Ferrazópolis) e 284M (São Mateus - Shopping Metrópole). Até ontem, apenas a linha 284 (São Mateus -Terminal Santo André Oeste). A linha 487 (Sônia Maria-Parada Santa Tereza) continua interrompida por tempo indeterminado.

Ainda não há prazo para que a ponte sentido Centro seja recuperada. A Prefeitura de Santo André afirma que, a partir da elaboração do projeto básico, será possível fazer cronograma preliminar. A expectativa é de que o projeto básico seja concluído até o fim da semana.

O Executivo solicitou ao Exército a construção emergencial de ponte metálica, mas a aprovação da obra depende do Ministério da Defesa. O Comando Militar do Sudeste diz apenas que irá elaborar relatório a ser encaminhado para Brasília para que seja verificada a possibilidade da instalação do equipamento semipermanente nas imediações. A corporação não divulgou prazos para que seja definido se a obra será ou não executada. Também não há estimativa do investimento necessário para a intervenção.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;