Internacional Titulo Eleições
Obama anuncia oficialmente Joseph Biden como vice

Anúncio oficial ocorreu no mesmo lugar em que Obama anunciou sua candidatura à presidência dos EUA

Por Da AFP
23/08/2008 | 05:15
Compartilhar notícia


O candidato presidencial democrata Barack Obama anunciou oficialmente neste sábado que o senador Joseph Biden é seu companheiro de chapa, durante um discurso em Springfield (Illinois, norte dos EUA), somando assim experiência em política externa, na batalha contra o republicano John McCain

Obama saudou o "percurso remarcável" de Joe Biden, ante 35.000 pessoas que se aglomeravam e agitavam cartazes com os dizeres "Obama/Biden", no Old State Capitol de Springfield (Illinois, norte dos EUA).

O primero aparecimento em público de Obama e Biden foi as 15H00 (20H00 GMT) deste sábado, na cidade natal de Abraham Lincoln.

"Procurava um líder que estivesse pronto para assumir o cargo de presidente. Hoje volto a Springfield para lhes dizer que encontrei esse líder", disse Obama.

"Um homem decente, um homem fundamentalmente honesto, e esse homem é Joe Biden", declarou Obama.

"Ele não será apenas um bom vice-presidente, será um grande vice-presidente", assegurou Obama.

Foi neste mesmo prédio histórico, sede do antigo Congresso de Illinois onde legislou Abraham Lincoln, que Obama havia anunciado (em outubro de 2007) que se lançava à corrida pela Casa Branca.

"Joe Biden é um aliado raro. É especialista em política externa com o coração e os valores profundamente ancorados na classe média", afirmou.

"É um parceiro perfeito para trabalhar e recolocar o país nos trilhos", acrescentou ao receber Joe Biden na tribuna.

O senador por Delaware (leste), vestido com uma camisa branca e uma gravata azul, aproximou-se do senador de Illinois em meio aos gritos dos partidários de Barack Obama, e ao ritmo de "The Rising" de Bruce Springsteen.

"Estou orgulhoso de estar ao lado do próximo presidente dos Estados Unidos", declarou.

"Viemos de lugares diferentes mas dividimos uma história comum, uma história americana", prosseguu Joe Biden, lembrando suas origens modestas.

"Minha mãe e meu pai me criaram me repetindo: pouco importa o número de quedas, o importante é a rapidez com a qual a gente se levanta".

"Senhoras e senhores, essa é a sua história, a história da América. É uma história de vontade. É a América na qual Barack Obama e eu mesmo acreditamos. É o sonho americano", afirmou.

A equipe de campanha do senador negro de Illinois havia anunciado de madrugada por SMS que o senador de Delaware (leste) Joseph Biden havia sido escolhido.

A ex-aspirante à indicação do Partido Democrata, Hillary Clinton, apoiou a escolha, afirmando em comunicado que "o senador Obama se mantém fiel às melhores tradições da vice-presidência, escolhendo um líder excepcionalmente forte e experimente, assim como um funcionário dedicado".

"O senador Biden será um vice-presidente dinâmico e resoluto que ajudará o senador Obama tanto a ganhar a presidência como a governar este grande país", declarou Hillary Clinton.

Já a campanha de John McCain reagiu: a própria escolha de Biden é prova de que Obama não está capacitado para o cargo de presidente.

"Não houve até agora pior crítico à falta de experiência de Barack Obama do que o próprio Joe Biden", afirmou o porta-voz de McCain, Ben Porritt.

"Biden denunciou a falta de julgamento de Obama em política externa e criticou pessoalmente o que os americanos estão começando a constatar: que Barack Obama não está pronto para ser presidente", acrescentou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;