Setecidades Titulo Saúde
São Bernardo intensifica ações
de combate à dengue nas divisas

Caminhada na Vila São Pedro marca lançamento oficial da
campanha contra proliferação do mosquito Aedes aegypti

Por Andressa Dantas
Especial para o Diário
21/11/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), prometeu intensificar o combate à dengue nas áreas de divisa do município. O anúncio foi feito ontem durante lançamento oficial da campanha de prevenção à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

"Percebi que estamos com algumas áreas vulneráveis, como é o caso da Chácara Baronesa (divisa com Santo André), por isso vamos iniciar trabalho integrado com as prefeituras da região nesses locais", garantiu Marinho.

O tempo quente e a época de chuvas favorecem o mosquito, que se reproduz em água parada e limpa. Durante todo o ano, agentes de Saúde circulam nos bairros para orientar os moradores a não manter recipientes que possam acumular o líquido em suas casas. Os profissionais também fazem vistoria em depósitos, ferros-velhos, clubes, escolas e igrejas, identificando possíveis criadouros de larvas.

Durante as visitas, é realizado trabalho de conscientização da população, ressaltando a importância da cooperação de todos na campanha. "Um dos principais focos do trabalho é mudar o comportamento das pessoas, fazendo com que deixem o egoísmo de lado e façam o melhor para a comunidade", destacou o secretário de Saúde Arthur Chioro.

O trabalho trouxe resultados significativos em São Bernardo, com a redução das contaminações: em 2011 foram resgistrados 92 casos autóctones (contraídos no município), enquanto em 2012 o número caiu para 11.

Uma das preocupações de Chioro é que a cada três anos o número de pessoas suscetíveis à doença aumenta, devido à característica ciclíca da dengue. "Os números nos levam a crer que este verão será preocupante, por isso estamos intensificando as ações de conscientização e controle. A reinfecção pela doença é perigosa, pois tem mais chance de se tornar um quadro hemorrágico".

CAMINHADA

Na manhã de ontem, agentes de Saúde, profissionais e comunidade se uniram em caminhada de combate à dengue, na Vila São Pedro. A passeata saiu da UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro e percorreu ruas e avenidas conscientizando os moradores por meio da distribuição de folhetos e jogos educativos. EM

De acordo com Marinho, as ações tem grande apelo infantil, pois as crianças aderem facilmente à causa. "Elas são responsáveis pela mudança de comportamento dos pais. Por meio delas, conseguimos atingir pessoas que não mudariam os hábitos com facilidade".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;