Diarinho Titulo Feliz aniversário!
Os 80 anos do Ziraldo

Pai do Menino Maluquinho faz aniversário neste mês e
revela para a gente como foi a infância em Minas Gerais

Caroline Ropero
Do Diário do Grande ABC
21/10/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Pense em um menino ligado na tomada. Ziraldo Alves Pinto era assim, daqueles que não param um segundo. Mas não acha que era como o personagem de seu livro mais famoso, O Menino Maluquinho, lançado em 1980. "Não fazia bagunça, mas era muito agitado. Meu apelido era Bala Perdida", conta o cartunista e escritor, que completa 80 anos na quarta, dia 24.

Na infância, seu passatempo preferido era o mesmo de hoje: desenhar. Usava até as paredes de casa para fazer suas obras. "Minha mãe deixava tudo." No colégio, os amigos o consideravam festeiro. E apesar de não ficar quieto, ia bem nas aulas.

Adorava futebol. O problema é que não tinha talento como jogador. "Era o último a ser escolhido e sempre me deixavam no gol." Mesmo assim, divertia-se com os companheiros. Também curtia pião e bola de gude. "Mas era um fracasso! Gostava mesmo de desenhar."

Em 1938, quando tinha somente 6 anos, Ziraldo teve seu primeiro trabalho publicado no jornal A Folha de Minas. Era o desenho de um tatu, que a mãe o ensinara a fazer.

O escritor sempre foi grande devorador de histórias. "Meus amigos de infância eram o Super-Homem, Batman e Capitão América. Meu negócio era histórias em quadrinhos." Também lia muitas obras de Monteiro Lobato, autor de O Sítio do Picapau Amarelo.

Muitos aniversários se passaram e Ziraldo continua fã de Literatura. Mas deixou de ser apenas leitor para se transformar em um dos autores brasileiros mais queridos. Só não pense que ao completar 80 anos ele vai aposentar os lápis e pincéis.

Além de terminar a série de meninos dos planetas e um montão de outros projetos, o cartunista lançará em breve o livro dos Haikais (poesia japonesa) do Menino Maluquinho. E até que todas as obras estejam na estante, ele terá muitas velinhas para soprar!

 

Saiba mais

Filho mais velho de Zizinha e Geraldo, Ziraldo é a união dos nomes de seus pais. O cartunista tem dois irmãos: o do meio é o Ziralzi, mistureba de Zizinha, Geraldo e Ziraldo. Já o caçula chama-se Zélio, nome escolhido por ter a letra Z como inicial.

 

O norte-americano Neil Armstrong, primeiro homem a pisar na lua, recebeu da Embaixada Brasileira a versão em inglês do livro Flicts, de Ziraldo. Após ler a história sobre a cor que ninguém gosta e que se sente excluída, o astronauta declarou: "A lua é Flicts". A frase lembra aquela dita pelo russo Yuri Gagarin, primeiro a ver o planeta do espaço: "A Terra é azul."

 

Ziraldo é apaixonado por coletes. Tem mais de 300 no guarda-roupa. A mania surgiu por causa do super-herói Robin, que usa o acessório. Na infância, o cartunista pediu à mãe que fizesse um igualzinho ao do personagem das histórias em quadrinhos.

 

Principais obras

Flicts (1969) - primeiro livro infantil de Ziraldo, com mais de 300 mil exemplares vendidos.

O Menino Maluquinho (1980) - ganhou o Prêmio Jabuti no ano de lançamento.

O Bichinho da Maçã (1982) - deu origem à coleção Bichim, com 12 livros.

Uma Professora Muito Maluquinha (1995) - virou filme em 2011.

Menina Nina (2002) - tem ilustrações baseadas em fotos da família do artista.

ABZ do Ziraldo (2003) - coleção de 26 livros editados de 1990 a 1994. Virou programa de TV.

O Menino da Lua (2009) - primeiro da série de meninos dos planetas.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;