Setecidades Titulo Comemoração
Mau tempo não atrapalha brincadeiras

Famílias lotam parques da região para aproveitar o Dia das
Crianças; festas em comunidades também fizeram sucesso

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
13/10/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Nem mesmo o tempo frio e a garoa que caiu sobre o Grande ABC ontem foram capazes de segurar a meninada em casa no Dia das Crianças. Além dos parques da região, que receberam em média 14,5 mil pessoas durante todo o dia, festas realizadas nas comunidades carentes atraíram famílias que estavam em busca de diversão.

Já a Sabina Escola Parque do Conhecimento, em Santo André, foi a alternativa para aqueles que preferiram fugir do tempo gelado.

Em São Caetano, a sétima edição do Dia do Brincar atraiu cerca de 10 mil pessoas na Cidade das Crianças. Por lá, o pula-pula era o brinquedo mais concorrido entre as crianças. "O frio atrapalha um pouco, mas eles não ligam", afirma a dona de casa Patrícia de Souza, mãe do Moisés, 7 anos. Sem poder perder tempo com entrevistas, o garoto corria com os amigos em busca de aventura. "To indo na bexiga, mãe", despediu-se enquanto caminhava até a tenda de oficina de escultura em balões.

Durante o dia, os frequentadores acompanharam apresentações de dança, música, teatro e dos cachorros da Guarda Civil Municipal. Conforme explica uma das organizadoras do evento, Claudia Monteiro, neste ano a opção foi por atrações multiculturais.

Na Cidade da Criança de São Bernardo o dia foi de alegria para 4.500 pessoas que circularam pelo local. Neste ano, o espaço conta com quatro novas atrações trazidas do parque de diversões Playcenter, fechado em julho, na Capital. Um deles é o Frog Hopper, espécie de elevador, e o outro é um caminhão de bombeiro que simula roda gigante, o Fire Chief, um dos brinquedos mais procurados pela criançada. Para a diversão em família, a dica é o Comvoy Race, circuito percorrido dentro de um jipe, e a Casa Maluca, que se movimenta no alto.

Estava prevista ainda a inauguração do Rio Grande, um trenzinho Maria Fumaça, mas devido ao mau tempo, não foi possível colocar o brinquedo em funcionamento, explica a gerente da Cidade da Criança, Aparecida Dani. Daqui a 15 dias, a expectativa é que esteja instalado carrinho de bate-bate infantil, também do Playcenter.

Pela primeira vez no parque, a família da auxiliar de limpeza Cristiane dos Santos, 33, veio do Guarujá em excursão com grupo de 12 pessoas. "As crianças estão adorando, apesar do frio e da garoa", garante. Outra família que veio de longe foi a da pequena Brenda, 6. Pais e filha deixaram Piracicaba cedinho. E valeu a pena, avalia a garota. "O que mais gostei foi do Trem Fantasma e da Centopéia, (mini montanha russa)", destaca, sorridente.

Alternativa para fugir do frio, Sabina recebe 2.000 visitantes

Opção não menos divertida para fugir do frio e da garoa, e com a vantagem de ser educativa, a Sabina Escola Parque do Conhecimento, em Santo André, atraiu cerca de 2.000 visitantes ontem. Entre as atividades mais procuradas, o Planetário e dois simuladores tiveram ingressos esgotados desde as 13h.

Quem chegou cedo, caso da família da auxiliar administrativa Jaqueline Pereira, 22 anos, conseguiu garantir lugar no simulador de viagens aéreas e submarinas. A mais ansiosa da fila era a filha dela, Maria Eduarda, seis anos. "Ela está acostumada a vir com a escola, mas com a família é diferente."

O espaço contou ainda com oficinas de pipa, escultura de bexiga e origami, apresentação de teatro de fantoches e cantigas de roda, entre outros. No entanto, os tradicionais Aquário, Pinguinário, a boneca que mostra o interior do corpo humano e as réplicas de dinossauros estão sempre entre os mais visitados.

Vindo de Embu das Artes com os dois irmãos mais velhos e os pais, o pequeno João estava encantado com os peixes do aquário. "Quero olhar as outras coisas, mas ele não quer sair daqui", garante a mãe, a professora Simone Xavier Silva, 33. A família encarou quatro horas de viagem para aproveitar o Dia da Criança.

Festa comunitária distribui presentes e guloseimas

Pelo terceiro ano consecutivo, a Rua Ouricuri, no Parque João Ramalho, foi palco de festa dedicada às crianças carentes do bairro. Durante o dia todo, os pequenos se deliciaram com cachorro-quente, refrigerante, pipoca, algodão-doce e sorvete. A diversão foi garantida por brincadeiras como cama elástica, piscina de bolinhas, distribuição de presentes e atrações musicais.

O evento, organizado pelos moradores da via, conta com participação de cerca de 30 voluntários. Um deles é a cobradora de transporte público Silvania Fiori Silva, 32 anos. A paixão pela festa é tamanha que ela faltou ao trabalho para ajudar a fazer pipoca. "É a oportunidade de reunir os vizinhos e dar diversão para as crianças", destaca a mãe de dois filhos.

Orgulhosos, os quatro amigos idealizadores da festa cuidam de cada detalhe para que não haja problemas. "Passamos o ano fazendo contato com comerciantes e arrecadando verba", explica um dos organizadores, o contador Carlos Eduardo Bertani, 33.

Esta foi a segunda vez que Arthur, 3, ficou à vontade nos brinquedos infláveis. Impaciente, o menino reclamava da demora na fila da cama elástica. "Calma que já está chegando sua vez", tentava amenizar a ansiedade a mãe, a vendedora Vanessa de Araújo, 29.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;