Setecidades Titulo Novidade
Diário rejuvenesce ao completar 56 anos

Jornal vai melhorar o sistema de impressão e divisão de notícias; dia 11, no aniversário, estreia projeto gráfico

Por Evaldo Novelini
Do Diário do Grande ABC
30/04/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Ari Paleta/DGABC


Os leitores do Diário conhecerão amanhã as primeiras novidades preparadas pelo jornal para comemorar os 56 anos de existência, dia 11. Por meio de parceria com o Grupo Estado, as edições do principal veículo de comunicação do Grande ABC passarão a ser impressas na Capital, na gráfica de O Estado de S. Paulo. A medida vai possibilitar maior nitidez e definição de fotos e textos e mais precisão nas cores.

As mudanças incluem também melhor distribuição de notícias e opiniões. Com dez páginas, o primeiro caderno será robustecido com informações de Política, Internacional e Economia. A reforma possibilitará ainda atender a antiga solicitação de leitores; a seção de Esportes será publicada no formato tabloide, o que facilitará o manuseio. Ficará mais prático ler o noticiário esportivo no transporte coletivo – algo a se destacar em época de Copa do Mundo.

“Não se trata apenas de mudança gráfica, destinada a rejuvenescer a parte estética do jornal. A reforma atingirá também a nossa alma. Queremos ficar ainda mais próximos dos leitores, fazendo com que eles se enxerguem nas nossas páginas”, explica o diretor de Redação, Sérgio Vieira.

Pela nova diretriz, serão frequentes reportagens com histórias de fatos e personagens marcantes dos municípios da região. O caderno Setecidades, por exemplo, ganhará páginas exclusivas, veiculadas às terças-feiras e aos sábados, para retratar não apenas os problemas dos bairros do Grande ABC, mas também conquistas e moradores que façam algo de notável ou diferente.

A seção de Economia segue a norma de se aproximar do cotidiano da população, complementando o projeto iniciado há um ano, quando o Seu Previdêncio começou a trajetória de sucesso no esclarecimento de dúvidas sobre aposentadoria. A partir desta sexta-feira, o jornal passa a publicar página semanal sobre economia popular, com dicas de como ir às compras sem desperdício.

À melhoria nos processos de impressão e relato dos principais fatos ocorridos nas sete cidades, vai se somar novo projeto gráfico. Com o objetivo de tornar a leitura mais atraente e leve, sem perda de conteúdo, o Diário passará a explorar e a valorizar mais imagens e cores. A inovação vai estar nas mãos dos leitores no dia 11, um domingo, data em que o jornal festeja 56 anos.

A história do Diário começa em 11 de maio de 1958, quando começa a circular o semanário News Seller. Voltado à família, o jornal se limitava a publicar assuntos amenos. Quatro anos depois, passa a ser mais crítico e inicia coberturas política e policial. Já rebatizado, torna-se defensor dos interesses do Grande ABC. Em 29 de agosto de 1976, reportagem sobre impactos da industrialização na região, assinada por Ademir Medici e Edson Motta, ganha o Prêmio Esso.

Gráfica

Mesmo com a impressão do Diário em São Paulo, o grupo manterá o parque gráfico na Vila Sacadura Cabral, em Santo André. As oficinas vão imprimir veículos de comunicação de terceiros. “Daremos atenção ainda maior aos parceiros, proporcionando mais qualidade”, assegura o diretor-presidente, Ronan Maria Pinto. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;