Internacional Titulo
El Baradei quer área livre de armas nucleares no Oriente Médio
Por Da AFP
06/07/2004 | 11:24
Compartilhar notícia


O diretor geral da Aiea (Agência Internacional de Energia Atômica), Mohamed El Baradei, afirmou nesta terça-feira que quer tornar o Oriente Médio uma área livre de armas nucleares. Ele está visitando Israel, único país da região que se recusa a assinar o tratado contra a proliferação nuclear.

"A finalidade das discussões com os dirigentes israelenses é aproximar os pontos de vista entre Israel e os demais países do Oriente Médio", declarou El Baradei antes de partir para Tel Aviv. Ele lembrou que o estado hebreu considera que possuir a bomba atômica é uma questão que diz respeito à "sua segurança nacional" e que sua eliminação "deveria ser inserida no marco de uma paz global".

El Baradei explicou que os países árabes, por sua vez, consideram que a eliminação do potencial nuclear israelense deve "preceder a paz e constituir um passo para a construção da confiança mútua para acelerar o processo de paz".

"A finalidade de minha visita a Israel é examinar a possibilidade de estabelecer um diálogo estratégico sobre a paz na região", acrescentou El Baradei. O diretor da Aiea iniciará na quarta-feira debates com dirigentes israelenses, especialmente com o primeiro-ministro Ariel Sharon.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;