Esportes Titulo
Angolanos querem ‘derrubar’ o basquete
Por Raphael Ramos
Do Diário do Grande ABC
02/04/2006 | 09:06
Compartilhar notícia


Uma boa apresentação na Copa do Mundo pode significar para a Angola muito mais do que o reconhecimento internacional a uma seleção que disputará seu primeiro Mundial. O futebol é o segundo esporte na preferência da maioria dos angolanos e desde a classificação do país para a Copa vem diminuindo a distância para o basquete, o número um. Assim, os boleiros de Angola acreditam que o desempenho da equipe a partir de junho na Alemanha pode significar a reviravolta neste quadro.

"Com a ida do nosso time para a Copa, as pessoas passaram a freqüentar mais os estádios para conhecer melhor os jogadores da seleção, que, em sua maioria, atuam no próprio país", disse Johnson, jogador da Portuguesa.

O atacante de 27 anos está no Brasil desde os nove e já defendeu clubes como Francana, Juventus, Londrina e São Bernardo. Johnson também teve uma passagem pelo futebol turco, mas foi na Lusa que conseguiu convocações rotineiras à seleção. "Espero continuar sendo chamado pelo técnico para poder disputar a Copa do Mundo. É o sonho de qualquer jogador e estou próximo de realizá-lo", afirmou.

Apesar de nunca ter jogado a Girabola (nome do Campeonato Angolano), o atacante faz questão de acompanhar a competição, ora em conversas com patriotas, ora em visitas periódicas à terra natal. "Infelizmente não temos muita estrutura. Também não há investimentos. Mesmo assim, temos partidas pela primeira e a segunda divisão", afirmou. Além da Girabola, disputada com 14 times pelo sistema de pontos corridos, o país tem a Taça da Angola no formato mata-mata, com jogos de ida e volta.

As maiores forças do futebol são Petro Atlético, 1º de Agosto e ASA. Juntos esses três times da capital Luanda conquistaram 25 títulos desde 1979, com destaque para o Petro Atlético, campeão 13 vezes, sendo cinco de maneira consecutiva (de 1986 a 1990).

A atual sensação, no entanto, é o Sagrada Esperança, da província de Lunda Norte. O time é o atual campeão nacional e em 2004 foi vice. "Eles surgiram com uma boa estrutura e podem fazer frente e essas equipes tradicionais", diz Johnson.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;