Economia Titulo
Shoppings da região atrasam liquidações
Paula Cabrera
Do Diário do Grande ABC
17/07/2010 | 07:02
Compartilhar notícia


A queda das temperaturas neste ano - que registraram os dias mais frio da década - fez com que a maioria dos shoppings da região adiasse o início da temporada de liquidações. Com vendas 20% maiores neste inverno e estoques abastecidos, poucos centros começaram a época de promoções, no entanto, as lojas que aderiram aos descontos, já registram aumento de 50% na procura pelos itens. A expectativa dos lojistas é de crescimento de 10% em comparação com o mesmo período do ano passado.

As liquidações que ainda serão anunciadas ou as que começaram nesta semana seguem até o fim de agosto com preços até 70% menores. "Com as temperaturas mais baixas nesta semana, melhorou bastante a venda. Não há tantos clientes circulando, mas os que entram, estão interessados em comprar e estão levando mais peças do que no ano passado", garante a gerente de uma loja em centro de Santo André, Deise Lednadeck.

Já Adriana Taketa, gerente de loja especialista em jeans e tricô, diz que os descontos que começaram há 15 dias fizeram com que os dois itens tivessem saída recorde. "Não dá para avaliar o índice porque faz pouco tempo, mas as vendas estão sim bem aquecidas", diz.

Para o diretor de relações institucionais da Alshop (Associação Brasileira dos Lojistas de Shoppings), Luís Augusto Ildefonso, o frio intenso deste ano ajudou lojistas a aumentar faturamento e atrasar o início das promoções de inverno, iniciadas no ano passado ainda em junho. "Os comerciantes não precisaram antecipar as liquidações, elas começaram agora, atraindo o público com ofertas bastante boas. Mesmo assim, eles esperam sempre trabalhar esse público vendendo preços cheios em alguns itens. Baixando bem o valor em outros, mas aproveitando para que, uma vez dentro da loja, o consumidor se encante pelos mais caros e os levem, mesmo sem desconto", explica.

A Copa do Mundo também foi fator fundamental para adiar o início das promoções, de acordo com o diretor. "Agora, esperamos movimento de vendas de 30% até 40% superior neste inverno quando comparado ao passado."

Por enquanto, apenas os shoppings de Santo André concorrem pela preferência dos clientes nas liquidações. O centro de Diadema se prepara oferecer descontos a partir do próximo fim de semana com promoções. Já em Mauá, a liquidações só devem acontecer na segunda quinzena de agosto, com descontos de até 70% nos produtos.

O shopping de São Bernardo também já prepara ações de liquidação, mas sem data para coloca-las em prática. Enquanto isso, cabe aos consumidores darem voltas pelos locais à procura de lojas que iniciaram campanhas mais cedo o que, segundo o diretor da Alshop, "não faltam".

Lojistas de rua continuam com estoque alto
Enquanto os lojistas de shoppings acumulam resultados satisfatórios nesta semana, os estabelecimentos nas ruas de comércio popular da região avaliam que a chuva atrapalhou o desempenho. Em alguns casos, o estoque de inverno está 50% acima do normal para a época.

"Apesar do frio durante a semana, muitas pessoas não saem de casa devido o tempo chuvoso. Nesta semana estamos empatados com o volume de vendas registrado no ano passado", avaliou o gerente geral de uma loja de vestuário Raimundo Edielson Coutinho.

Instalada na Rua Marechal Deodoro, no Centro de São Bernardo, a unidade acumula crescimento de 15% nas vendas nos meses de maio e junho. O período de liquidação de inverno está marcado para a segunda quinzena de agosto.

Ontem à noite, as lojas estavam movimentadas, pois muitos clientes que saiam do trabalho para o local para pesquisar preços ou mesmo renovar o guarda-roupas com peças mais pesadas. Este era o caso da ajudante de produção Selma Barreto dos Santos Amorim, 27 anos, que comprava calças, casacos e meias para os filhos.

Selma observou que a maioria dos preços não baixou, alguns estão caros, como as jaquetas. Esta foi a impressão da desempregada Grace Leal, 43 anos, que escolhia peças em loja de moda feminina com as tias.

"Poucas peças estão em promoção. Estamos procurando casacos mais sociais, porque iremos a um casamento neste fim de semana. Acho que no mês que vem os preços devem estar melhores", afirmou Grace. As vitrines na Marechal já anunciam liquidação com desconto de até 30%.

O supervisor de loja Adão Souza torce para neste fim de semana o frio continue, mas sem chuva, para que os consumidores tenham mais disposição de ir às compras. "Por enquanto o resultado está empatando com 2009."

Enquanto os outros dois concorrentes reclamam do desempenho, o gerente Marcos Alves garante que o desempenho está melhor desde quarta-feira. "Se continuar assim nosso estoque durará mais duas semanas." (Alexandre Melo)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;