Setecidades Titulo
Aspirina em caso de dengue pode causar hemorragia
Por Vanessa Selicani
Especial para o Diário
19/07/2007 | 07:05
Compartilhar notícia


Utilizar aspirinas ou AASs sem prescrição médica para qualquer febre ou dor de cabeça pode acarretar em problemas mais sérios para a saúde. Esse tipo de medicamento possui o ácido acetilsalicílico, uma substância que, se usada em pessoas com dengue, pode causar sangramentos.

Os sintomas de uma gripe são muito parecidos com a dengue: febre alta, dor de cabeça, perda do apetite e cansaço. A infectologista do Hospital Mário Covas, Andréia Maruzo, explica que muitas pessoas podem ter tido a doença sem perceber.

“O vírus se manifesta de formas diferentes. Por isso, alguns nem sabem que estão contaminados, mesmo depois de curados”, explica.

A única forma de se ter certeza que se tem dengue é com exame de sangue. Por isso, a recomendação é que, em casos de febre e dores, seja feita a utilização de medicamento sem o ácido acetilsalicílico. “Remédios à base de paracetamol, como o Tylenol, e de dipirona, como a Novalgina, apresentam menos riscos”, alerta a médica.

Utilizar um remédio à base do ácido quando se tem dengue não acarreta necessariamente um quadro instantâneo de hemorragia. “Ingerir o medicamento nesses casos pode trazer sangramentos, mas não em todas as pessoas. O melhor é evitar”, concluiu Andréia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;